Kitesurf

Cerca de 100 velejadores se reúnem para celebrar a chegada dos ventos em São Luís

No sábado (9), velejadores vão passar pelo litoral das cidades de Raposa, Paço do Lumiar e São Luís, em um dia marcado por conscientização e festa do esporte.

Imirante Esporte

Atualizada em 06/08/2025 às 13h31
Velejadores vão se reunir para celebrar a chegada dos ventos na capital ( Foto - Divulgação)

SÃO LUÍS - Um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitsurf, São Luís terá neste sábado (9) a abertura oficial da “temporada de ventos” na cidade. Para celebrar a chegada dos ventos no nosso litoral, os amantes do esporte se reunirão em cerca de 100 velejadores em uma espécie de desafio para “chamar” os bons ventos. Os velejadores saíram às 11h da Casamar (Olho d'água) e chegam às 12h na Raposa. Da Raposa, eles largam às 13h30 e retornam por volta das 15h30 em uma verdadeira confraternização.

São Luís possui um enorme potencial para o kitesurf, graças à sua extensa faixa de litoral e às condições de vento extremamente favoráveis. Além dos velejos tradicionais, a cidade abriga o que chamamos de “o melhor downwind urbano do Brasil”, o famoso Raposão.

Nesse evento, os velejadores embarcam em um ônibus na frente das guarderias e seguem até o município de Raposa. De lá, são levantados os kites e os atletas passam pela costa de três municípios — Raposa, Paço do Lumiar e São Luís —, em um velejo de aproximadamente 2 a 3 horas. 

Durante uma primeira parada no Kanaloa, os kitsurfistaas vão curtir um bom som e fazer aquela hidratação. Na sequência, na chegada em frente à Casamar, continua a festa com mais música ao vivo. 

O retorno será marcada por uma grande festa, celebrando não só os ventos que retornam, mas também a integração da comunidade do kitesurf na Ilha.

Evento vai reunir apaixonados pelo kitesurf ( Foto - Divulgação)

Novidade em 2025 

Como uma das novidades deste evento, duas guarderias se unem para fortalecer ainda mais o desafio: Casamar e Kanaloa. A expectativa é reunir cerca de 100 velejadores neste desafio. Após saída de Raposa e chegada à Casamar, os kitesurfistas serão recepcionados com água , energético e bandas ao vivo. 

Importante destacar que o evento é 100% financiado pelas duas guarderias, que oferecem estrutura completa para a prática segura do kitesurf, além de contarem com escolas e instrutores certificados. 

Segundo os realizadores, o principal objetivo é ampliar a visibilidade deste tipo de velejo, que já acontece regularmente — a Casamar, por exemplo, realiza este downwind todo sábado com seus associados. 

Essa iniciativa visa também mostrar para o turista que São Luís oferece experiências incríveis no esporte, além de destinos tradicionais como Atins. Por fim, a organização afirma que o obejtivo é dar também visibilidade ao trabalho constante de conscientização e segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.