SÃO LUÍS - O Maranhão não cansa de revelar bons jogadores para o beach soccer mundial. Craques internacionais como Datinha, Bobô e Adriele Rocha surgiram nas areias da região dos Lençóis Maranhenses e no Delta do Parnaíba. Agora é a vez da goleira Kylma Silva. Natural das Ilhas Canárias, que fica na cidade de Araioses ( 409 km da capital), Kylma foi campeã do Campeonato Nacional feminino de Portugal, marcando um gol na final. O time da maranhense, o Sandgames Figueira, venceu o AD Pastéis da Bola, por 3 a 1, na decisão no fim de semana.
VEJA MAIS
Atletas do Maranhão são destaque na Liga Espanhola de beach soccer
Kylma Silva se destacou em times menores do local onde cresceu, depois recebeu um convite para defender o Sampaio Corrêa e não parou mais. Kylma já acumula passagens pela Seleção Brasileira e agora ganhou a oportunidade de jogar na Europa, a exemplo de Adriele Rocha, eleita três vezes a melhor do mundo. Kylma foi eleita a melhor goleira da Copa do Brasil 2024. Esse desempenho lhe garantiu uma convocação inédita para a seleção, para a disputa da NEOM Beach Games, realizada na Arábia Saudita, em novembro de 2024. Na competição, a Seleção Brasileira alcançou o vice-campeonato, superada pela Espanha, mas Kylma participou ao lado de outras atletas maranhenses, incluindo Adriele Rocha e Nathy — todas do Sampaio Corrêa, além de Jéssica Potiguar, que não é maranhense, mas mora em Araioses.
O Sandgames Figueira sagrou-se campeão nacional feminino ao derrotar o AD Pastéis da Bola na final realizada no Estádio de Desportos de Praia do Porto. Os gols do Sandgames foram marcados por Verónica Privitera e Kylma no primeiro período. O Pastéis da Bola diminuiu com um gol de Carolina Piriquito ainda no segundo período. No período final, Sarina Kato fechou o placar em 3 a 1.
Com a vitória, o Sandgames Figueira não apenas quebrou a hegemonia recente do AD Pastéis da Bola, mas também consolidou-se como uma nova potência da modalidade, mostrando que a disputa pelo título nacional está cada vez mais acirrada. O feito foi celebrado por jogadoras, comissão técnica e torcedores, que transformaram a conquista num momento histórico para a cidade da Figueira da Foz.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.