De volta à casa!

Técnico maranhense é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira de Beach Soccer

O maranhense Chicão Castelo Branco é escolhido pela CBF para comandar a Seleção Brasileira de Beach Soccer na busca pela vaga na Copa do Mundo de 2027.

Gustavo Coelho/Imirante Coelho

Atualizada em 01/12/2025 às 16h11
Técnico maranhense assume Seleção Brasileira de Beach Soccer (Divulgação/FIFA)

SÃO LUÍS – O maranhense Chicão Castelo Branco foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir o comando da Seleção Brasileira de Beach Soccer. O treinador terá a missão de conduzir o Brasil na disputa por uma vaga na Copa do Mundo da modalidade, marcada para 2027. Com histórico vitorioso no esporte, Chicão retorna ao cenário nacional como uma das referências técnicas do país.

Chicão, que já integrou a comissão da Seleção em diferentes funções — incluindo a conquista da Copa do Mundo FIFA de 2017 como auxiliar — comemorou o reencontro com a equipe nacional. Nos últimos anos, o treinador maranhense estava comandando a seleção peruana de Beach Soccer.

“É uma honra muito grande estar de volta à Seleção Brasileira, especialmente neste momento da minha vida profissional, com muito mais experiência, mais conhecimento e com a certeza de que posso agregar de forma consistente ao projeto da CBF de criar uma metodologia unificada de trabalho entre as seleções. Agradeço ao presidente Samir Xaud, ao diretor Mauro Carmélio, ao gerente Lavoisier Freire e ao coordenador Mão pela confiança no meu trabalho. Tenho certeza que faremos um trabalho de sucesso e grandes conquistas”, afirmou o treinador.

Além de ter sido o primeiro técnico da história da Seleção Brasileira Sub-20 de Beach Soccer, Chicão já fez parte de ciclos vitoriosos da modalidade e conhece profundamente a estrutura da competição internacional.

Carreira consolidada no futsal e no beach soccer

A trajetória de Chicão no esporte inclui títulos no futsal maranhense e nacional, dirigindo equipes tradicionais e seleções estaduais. Ele foi campeão com clubes como Grêmio Lítero, Moto Club, Maranhão Atlético e Unasa (feminino). Também comandou equipes como Sampaio Corrêa, CAD e a Seleção de Coroatá.

Entre seus trabalhos mais marcantes no futsal e no futebol de areia estão:

  • Títulos estaduais por diversas equipes no Maranhão.
  • Comando da Seleção Maranhense Sub-15, campeã invicta do Brasileiro de Seleções em 2012.
  • Direção da Seleção Maranhense Feminina Adulto.
  • Conquistas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), pelo Colégio O Bom Pastor.

 

Histórico de conquistas de Chicão Castelo Branco

Principais títulos na carreira:

  • Bicampeão Brasileiro de Seleções Estaduais (Seleção Maranhense).
  • Campeão Brasileiro de Clubes, pelo Sampaio Corrêa.
  • Campeão da Copa do Brasil, também pelo Sampaio Corrêa.
  • Campeão da Copa América, bicampeão da Copa Intercontinental e campeão da Copa do Mundo FIFA 2017 (como auxiliar técnico da Seleção Brasileira principal).
  • Campeão do Grupo Zona Norte da Liga Evolución 2017.
  • Campeão do 1º Sul-Americano Sub-20, como técnico da Seleção Brasileira Sub-20.

 

Agora, à frente da Seleção principal, Chicão Castelo Branco inicia um novo ciclo em busca de recolocar o Brasil no topo do beach soccer, reforçando seu vínculo com o esporte e com a tradição do Maranhão na modalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.