Alerta!

Estádio da estreia do IAPE na Copa do Brasil teve caso recente de racismo

IAPE estreia na Copa do Brasil contra o Santa Catarina em estádio que foi palco recente de caso de racismo no futebol brasileiro.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 13/02/2026 às 15h01
IAPE faz sua estreia histórica na Copa do Brasil diante do Santa Catarina (Rolf Jr/Santa Catarina)

SÃO LUÍS – Mesmo em contagem regressiva para disputar a primeira final de Campeonato Maranhense de sua história, o IAPE volta suas atenções para a Copa do Brasil. O time maranhense estreia na principal competição de clubes do país diante do Santa Catarina, na próxima quarta-feira (12), às 20h, no Estádio João Krieck, na cidade Rio Sul. 

VEJA MAIS 

Paulo Victor celebra vaga inédita do IAPE na final do Campeonato Maranhense

O confronto, no entanto, ocorre em um estádio que recentemente foi palco de mais um caso de racismo no futebol brasileiro, fato que ganhou repercussão nacional e levantou alertas sobre segurança e combate à discriminação.

A situação aconteceu durante a semifinal do Campeonato Catarinense, no confronto entre Santa Catarina e Barra. Aos 56 minutos do segundo tempo, o árbitro Gustavo Bauermann precisou acionar o protocolo antirracismo após denúncia do atacante Cléo Silva, do Barra.

Segundo relato do árbitro na súmula, o jogador informou ter sido chamado de “macaco” por um torcedor do Santa Catarina, o que motivou a paralisação da partida por cerca de quatro minutos.

Confusão após o apito final

Após a retomada do jogo, as equipes atuaram por mais três minutos até o apito final, que confirmou a vitória do Barra por 1 a 0 e a classificação para a semifinal do Campeonato Catarinense.

De acordo com Gustavo Bauermann, depois do encerramento da partida, torcedores do Santa Catarina arremessaram “diversas garrafas” em direção à equipe de arbitragem, que se dirigia ao vestiário. Um dos objetos atingiu o árbitro no ombro.

Ainda conforme a súmula, houve tentativa de invasão ao vestiário da arbitragem por pessoas vestindo camisas do Santa Catarina, além da quebra de vidros do local, sendo necessária a intervenção da Polícia Militar.

Nota oficial e providências

Em nota divulgada nas redes sociais, o Barra informou que o autor do ato racista foi identificado. O atacante Cléo Silva registrou Boletim de Ocorrência após o término da partida, e o caso segue sendo acompanhado pelas autoridades competentes.

IAPE foca na estreia histórica na Copa do Brasil

Apesar do cenário recente envolvendo o estádio, Santa Catarina e IAPE mantêm a programação normal para a estreia na Copa do Brasil. O duelo está marcado para quarta-feira (12), às 20h, no Estádio João Krieck, e marca mais um capítulo histórico para o clube maranhense, que busca avançar de fase na competição nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.