SÃO LUÍS - O influenciador Haide Sousa, que acumula mais de 90 mil seguidores nas suas redes sociais, lançou nesse domingo (8) a websérie "Welcome to São Luís". Com vídeos em inglês, o maranhense busca apresentar a capital para um público internacional, destacando suas belezas naturais e tesouros culturais e turísticos. Com foco racialmente consciente, a série também se propõe a revisitar a história de São Luís para além de sua herança europeia, reconhecendo o legado da população negra e dos povos indígenas.
Lançado no aniversário de São Luís, o primeiro vídeo fala sobre a origem e fundação da cidade com uma abordagem descontraída, bem-humorada e dinâmica. No entanto, Haide não deixa de lado o criticismo. "Celebrar São Luís é também contar a história de um passado imperfeito, de explorações, genocídio indígena, escravidão, e tantas outras repressões, para que esse lado da história jamais seja esquecido, e que a partir dele, possamos também valorizar os personagens e contribuições negras e indígenas na formação da nossa cidade. Não existiria uma São Luís sem pessoas pretas e indígenas, e essa é a história que eu quero contar", disse o influenciador ao Imirante.
Segundo Haide, a ideia de criar o projeto surgiu a partir de conversas com brasileiros que vivem no exterior. "Eu já crio conteúdo em inglês nas minhas redes há mais de um ano, e recebo muitas mensagens de brasileiros que moram fora do país e usam dos meus vídeos pra compartilhar a nossa cultura com estrangeiros, aí pensei: por que não usar desse engajamento pra também divulgar São Luís e o seu potencial turistico internacionalmente?", afirmou.
"Welcome to São Luís" terá no total três vídeos, que serão lançados ao longo do mês de setembro. O influenciador compartilhou com o Imirante que o segundo episódio irá focar nas "raízes africanas da nossa história e o terceiro nos nossos ritmos, lendas e mistérios". Além disso, todo conteúdo será de fácil acesso e gratuito, disponibilizado no canal do YouTube "Haide mim", contando com legendas em vários idiomas e, futuramente, com versões com interpretação em libras e audiodescrição.
Com experiência de sobra nas redes, Haide Sousa também é designer e ilustrador. O maranhense foi o vencedor do TikTok Awards 2022 como roteirista em projeto da Agência LUPA de combate às fake news e busca, através da internet, falar de questões culturais, sociais, experiências de viagem, ativismo negro e LGBTQ+.
Confira o primeiro episódio:
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
- Festejo de Santo Inácio de Loyola é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão
- Ministra da Cultura afirma que Brasil seguirá firme no compromisso de promover a inclusão de todas as pessoas
- Lançadas instruções pioneiras para modernizar gestão cultural no país
- Inscrições abertas para edital de apoio a rádios comunitárias
- Cidades maranhenses recebem carreta com sessões gratuitas de cinema
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.