Eleições

Gualter Gonçalves explica regramento de totalização para eleição proporcional

Secretário de Tecnologia de Informação do TRE-MA foi o convidado da edição desta terça-feira (19) do programa Panorama, da Rádio Mirante AM

Rádio Mirante AM

Atualizada em 19/10/2022 às 11h24
Gualter Gonçalves, secretário de Tecnologia de Informação do TRE-MA (Wallace Brito/Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - O secretário de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Gualter Gonçalves, afirmou nesta terça-feira (18) ao programa Panorama, da Rádio Mirante AM, que o recálculo do quociente eleitoral para distribuição de sobra de vagas para os cargos de deputado federal 'é uma questão eminentemente jurídica' e que a área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas introduz a interpretação do cálculo da corte nos códigos do programa da totalização.

Gualter lembrou que o programa é utilizado em todo o país e, em situação de uma decisão judicial que altere a interpretação de cálculos de proporcionalidade para definição de eleitos, o cálculo seria alterado em todo o país.

"Não existe nenhuma possibilidade de se ter um sistema para o Maranhão e outros para os demais estados. É um único regramento e programa para o país inteiro. Se houver uma decisão judicial modificando essa fórmula de cálculo, logicamente isso terá que ser alterado a nível de programa e esse programa terá que passar novamente por audiência de assinatura e lacração no TSE", disse.

Continua após a publicidade..

Ouça.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.