Troca de Ideia

Anna Torres faz show, nesta sexta, em Barreirinhas

A artista maranhense, residente em Paris, participa da solenidade de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses, concedido pela Unesco

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 18/08/2025 às 09h28

Uma grandiosa celebração ocorre nesta sexta-feira (15), em Barreirinhas, para a entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A solenidade começa a partir das 14h com a presença do governador Carlos Brandão, que receberá o título de representantes da Unesco, além da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. entre outras autoridades.

Anna Torres participa da solenidade de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses, concedido pela Unesco. Foto: Divulgação

E quem também está com presença confirmada no evento é a cantora e compositora Anna Torres, maranhense residente em Paris, que fará show a convite das partes envolvidas no evento.

Embaixadora do Maranhão na França

Para quem não sabe, foi Anna Torres quem intermediou uma reunião do governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, com a UNESCO em Paris, quando ele esteve por lá em 2023, com sua comitiva de assessores para depositar a candidatura dos Lençóis Maranhenses para serem tombados como Patrimônio Natural da Humanidade.

Projetos em ação

A propósito, a agenda de Anna Torres continua a mil. Lembrando que atualmente ela se dedica a divulgação do projeto “As Mães da Terra”, onde interpreta a canção “As Mães da Terra” que compôs com o DJ Macau, Jean-Baptiste Amand e Sandoval Filho que assina os arranjos. Importante lembrar que esse projeto é fruto de um convite de Guila Clara Kessous, embaixadora e artista pela paz da Unesco, na França, cujo clipe da música também foi produzido e dirigido pela cantora maranhense.

Segundo Anna, o projeto “Mães da Terra” é uma iniciativa que celebra e promove o papel das mulheres como guardiãs da vida, da transformação e da proteção do planeta. Também destaca a força, a coragem e a liberdade das mulheres que ensinam e personificam os valores de respeito, igualdade e amor.

“Assim como a música, que fala sobre resistir às tempestades e educar as gerações futuras para a liberdade e a paz, Mães da Terra busca fortalecer a conexão das mulheres com a natureza e a comunidade, fomentando assim uma transformação positiva do mundo. É uma homenagem às mães, às mulheres e à nossa responsabilidade de cuidar do planeta com amor e determinação”. É um projeto que também reflete sobre a questão do feminícidio que assusta pelo alto índice no Brasil", esclarece.

Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido pela Unesco como um fenômeno natural único do planeta —além de referência global em biodiversidade — em 26 de julho de 2024, na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi, na Índia.

Esta foi a primeira vez em 23 anos que o Brasil entrou para a lista dos Patrimônios Naturais, o que elevou o número de títulos do país junto à Unesco para 24.  São 15 culturais, oito naturais e um misto.

Com 155 mil hectares de dunas e lagoas de água doce, os Lençóis se estendem por uma zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigando ecossistemas raros e frágeis. O título reconheceu sua beleza excepcional e a singularidade de seus fenômenos naturais.

Como parte das comemorações, o governo do estado do Maranhão fez uma parceria com o ICMBio e lançou no início do mês o projeto "Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural: Lençóis Maranhenses, um tesouro em nossas mãos", uma reunião de lideranças locais, operadores de turismo e autoridades para discutir ações de preservação e qualificação do destino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.