Você sabia?
Faltam 30 dias para acabar o ano.
A história marca que em 1988, o Dia Mundial de Combate à AIDS é proclamado em todo o mundo pelos Estados-membros das Nações Unidas. E em 2019, o surto de infecção por coronavírus começou em Wuhan.
Giro Musical:
O brasileiro Sérgio Reis e cantor o português Zé Amaro, conhecido como “Cowboy Português”, pelo repertório com temática rural, incluindo o hit “Cowboy Apaixonado”, se unem para o lançamento da música “Casinha Branca”, composição do artista lusitano, com produção de Marco Bavini. Além dos aplicativos de áudio, o clipe do single está disponível no YouTube. Gravado em Portugal, o clipe utiliza as vinhas e a paisagem local como cenário, conectando a música às suas referências culturais.
Alceu Valença será entrevistado ao vivo no g1 Ouviu, o podcast e videocast de música do g1, nesta segunda-feira (1), a partir das 12h. A conversa ficará disponível em vídeo e podcast no g1, no YouTube, no TikTok e nas plataformas de áudio. Em 2026, o cantor entrará em turnê para celebrar seus 80 anos. O artista pernambucano vai levar a “80 Girassóis” para dez capitais brasileiras, entoando seus grandes hits como “Pelas ruas que Andei”, “Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Coração Bobo”, entre tantos outros.
Os dois remanescentes do Queen, Brian May e Roger Taylor, já admitem em público que estão de olho em um novo tipo de palco para a banda: um show holográfico inspirado no modelo de “ABBA Voyage”, em que avatares digitais assumem o lugar dos músicos no palco. A ideia é usar tecnologia imersiva para “reunir” a formação clássica com Freddie Mercury e o baixista John Deacon, afastado da música desde 1997. Em um vídeo publicado no Instagram, Brian May apresentou a novidade com entusiasmo.
Um dos grupos mais longevos do rock brasileiro, tendo sido formado em 1982 na atmosfera punk de Brasília (DF), o Capital Inicial tem se mexido sem sair do lugar. Pelo menos tem sido assim desde que a banda renovou e ampliou o público com álbum blockbuster da série Acústico MTV. Ali, o vocalista Dinho Ouro Preto e os irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos – integrantes fundamentais do grupo que, a partir de 2002, passou a ser integrado pelo guitarrista Yves Passarel – encontraram fórmula que vem dando certo do ponto de vista mercadológico. Tanto que, mal encerrou o ciclo de shows comemorativos dos 25 anos do álbum Acústico MTV (2000), o Capital Inicial já apresenta repertório inédito para se manter na estrada com show calcado nesse repertório higienizado para o padrão punk de origem, mas perfeito para quem curte rock feito com assepsia pop. Movimento é o título do EP que aportou no fim de semana nos aplicativos de áudio, com cinco músicas inéditas em seis faixas e capa assinada por Perpettuo. A primeira música, Você me ama de verdade? (Dinho Ouro Preto e Alvin L), formatada com mix de guitarras elétricas e batidas programadas, reaparece no fim do EP em remix produzido por Doom Mix.
Seis anos e nove meses após lançar um primeiro álbum solo em que mostrou pouco fôlego como compositor do repertório autoral, Marcelo Falcão apresenta o sucessor de Viver (Mais leve que o ar), disco lançado em fevereiro de 2019. Já em rotação, o álbum O legado chega ao mundo com marketing calcado na conexão do artista carioca com nomes da geração atual da música brasileira, como os rappers L7nnon, Major RD e Orochi – o que está longe de ser novidade. No longo intervalo entre os dois álbuns, ampliado por rompimento no ligamento dos joelhos que fez Falcão cancelar grande parte da agenda de shows de 2025, o cantor e compositor carioca já veio fazendo feats com nomes como a rapper Cynthia Luz, presente em O legado na faixa Nunca esquecer você. E o fato é que, para bem e para o mal, o álbum O legado já começa afinado com o antecessor Viver (Mais leve que o ar), como já mostra a primeira faixa, Refletir (Resista), parceria do artista com Ademir Custódio gravada por Falcão com Toni Garrido.
Especial da semana:
Neste fim de semana, o calendário marca 29 de novembro e lembra que já se passaram 24 anos desde a morte de George Harrison, em 2001, vítima de câncer de pulmão, aos 58 anos. Ele foi o Especial da Semana em 2 blocos no Acorde e Recorde. O que poderia ser apenas uma data de saudade virou também um ponto de encontro entre gerações: nunca se falou tanto no guitarrista dos Beatles quanto agora.
Nascido em Liverpool em 25 de fevereiro de 1943, o “quiet Beatle” foi, por muito tempo, o terceiro compositor da banda. Só que as suas canções cresceram com o tempo. “Something”, “While My Guitar Gently Weeps” e, principalmente, “Here Comes The Sun” — hoje a faixa mais ouvida dos Beatles no Spotify e primeira do grupo a ultrapassar 1 bilhão de streams na plataforma — colocaram Harrison no centro do catálogo digital da banda.
Recorde “Here Comes The Sun”, lançada em 26 de setembro de 1969 no clássico álbum Abbey Road, o último gravado pelos quatro Beatles juntos em estúdio. Em 2019, o grupo celebrou o aniversário do disco com edições especiais lançadas mundialmente pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. A versão comemorativa trouxe as 17 faixas remixadas por Giles Martin e Sam Okell em estéreo, estéreo de alta resolução, 5.1 surround e Dolby Atmos, além de 23 gravações de sessão e demos, a maioria inéditas. Enquanto Paul McCartney e Ringo Starr seguem ativos, o legado de George Harrison se expande por outros caminhos: documentários reimaginados, canções “renascidas” com ajuda de inteligência artificial e uma nova leva de reedições em vinil que recolocam sua obra solo num lugar de destaque.
Aniversariantes ilustres:
O cantor, compositor e ator Lou Rawls faria hoje 92 anos. Ele morreu em 2006. Rawls lançou mais de 60 álbuns, vendeu mais de 40 milhões de discos e teve inúmeros singles nas paradas, mais notavelmente sua canção "You'll Never Find Another Love like Mine".
O cantor Billy Paul faria hoje 91 anos. Ele morreu em 2016. Em 1972, venceu o Grammy com o seu single nº 1 "Me and Mrs. Jones".
O cantor e compositor irlandês Gilbert O'Sullivan faz 79 anos. Teve como seus maiores sucessos os hits do início dos anos 70 "Alone Again (Naturally)", “Clair”, "What's in a Kiss" e "Get Down".
👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.