Feirinha Criativa Café Cuxá será aberta neste sábado, no Convento das Mercês
Durante todo o mês de novembro, a Feirinha, que chega em sua quarta edição, traz uma programação surpreendente que inclui shows de sete artistas locais, artesanato, brechó, entre outras atividades artísticas.
A Feirinha Criativa Café Cuxá chega na sua quarta edição trazendo uma programação surpreendente que inclui shows de sete atrações artísticas distribuídas em três momentos distintos.
O evento aconteceu pela primeira vez em 2017, com o objetivo de movimentar a economia criativa ludovicense de maneira democrática, promovendo um espaço forte de vendas de produtos artesanais, artísticos e brechós, sem que fosse necessário o pagamento de qualquer taxa para participação dos(as) expositores(as). Junto a essa meta, o Projeto incorporou os valores do antigo Café Cuxá, espaço multicultural/cafeteria onde foram realizadas as duas edições iniciais da Feirinha (e que foi inspiração para a escolha do nome do evento). Ou seja, a proposta também era: de promover a apreciação e preservação do espaço público da região do Desterro e arredores; promover desenvolvimento e integração social da comunidade do Desterro por meio da cultura e;
estimular o turismo nessa região histórica de São Luís.
Nessa perspectiva, depois de duas grandes edições e dez versões pockets realizadas, o Projeto foi contemplado, em 2020, em edital da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão - SECMA via Lei Aldir Blanc, realizando uma edição virtual do evento que pode ser acessada no canal do Café Cuxá no Youtube.
Em 2021, novamente patrocinados pela mesma Lei, apresenta a seguinte programação:
Continua após a publicidade..
- Dia 13/11/2021 – No Convento das Mercês: Apresentação de Renata Figueiredo e cobertura de bastidores com Enme Paixão. (1) Cortejo “Saudação ao Desterro” com a Banda Os Cuekas (marchinhas de carnaval); (2) Tambor de Crioula das Onças; (3) Forró do Mel (pé de serra); (4) Banda Núbia & Celia Sampaio (reggae) e (5) DJ Pedro Sobrinho. Estandes de artesanato, artes, brechós, comidinhas e cerveja.
- Dia 28/11/2021 – Ruas do Desterro – (6) Gravação da Performance Revoada: executada pela dançarina Márcia de Aquino ao som de Thaynara Oliveira (violino) e Isaías Alves (beatmaker). Envolve música e dança numa licença poética que conduz o espectador num lindo trajeto cadenciado pelo Desterro, fazendo-o conhecer ou
ressignificar seu olhar sobre esse espaço.
- De 15/11/2021 – 30/11/2021 – Ruas do Desterro – (7) Intervenção Urbana Caminhos que levam ao Desterro: executada por João Almeida, pretende provocar uma relação de pertencimento de moradores e transeuntes com o bairro, gerando identidade e valorização do patrimônio material e imaterial. Uma lembrança tangível e física do Projeto para a comunidade, fomentando uma relação cotidiana com as artes visuais.
Todas essas ações serão registradas e reunidas em obra audiovisual que será lançada no YouTube em data a ser divulgada no perfil @cafecuxá. Nele, você também obtém informações sobre os bastidores e outras ações do Projeto, como a Rifa Café Cuxá, quetem como objetivo a compra de cestas básicas para famílias moradoras do Desterro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.