Troca de Ideia

Esmênia Miranda é anfitriã no Plugado, na Mirante FM

A vice-prefeita de São Luís conversou sobre gestão, família, Bacabal, seu porto Seguro, e de arte.

Pedro Sobrinho/ Jornalista

Atualizada em 08/04/2023 às 07h36
Vice-Prefeita Esmênia Miranda. Foto: Fellipe Reis/Ascom (Divulgação)

Participando do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, ESMÊNIA MIRANDA, atual vice-prefeita de São Luís, eleita em 2020, junto ao prefeito Eduardo Braide. É formada em História e Geografia, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e mestra em História, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez parte do quadro da Polícia Militar do Maranhão, passando por batalhões de equoterapia, operacional e, posteriormente, assumiu a docência no Colégio Militar Tiradentes, onde foi professora de História por quase 13 anos.

Natural de Bacabal, Esmênia é casada com Sandro Ribeiro e mãe de Sofia. No âmbito das participações em causas sociais, é próxima das pautas que envolvem negritude, cultura popular e mulheres. Em 2021, recebeu o título de cidadã ludovicense, entregue pela Câmara Municipal de São Luís e o Prêmio Mulher Notável, na categoria Poder Público, entregue pela Associação Comercial Maranhense Mulher. Desde janeiro de 2023, é embaixadora do Conselho Estadual da Mulher Empresária do Maranhão.

Em novembro de 2022, por ocasião da semana da consciência negra, Esmênia idealizou, por meio da vice-prefeitura, a programação “Negritude: Identidade e Encantamento". O evento, que pode ser considerado uma ediçãopioneira, dentre as ações da prefeitura para a data, proporcionou ricos debates acerca da população negra e sua participação nos diversos espaços da sociedade.

Continua após a publicidade..

Além da conferência de abertura, com a presença do Maurício Pestana, criador e diretor da Revista Raça, a programação também contou com o desfile de referências afro “Olhares de Identidade e Encantamento”, a exposição de fotografias

“Nunca foi só sobre cabelo” e o show Vozes Negras, além de movimentar toda a programação da Feirinha São Luís, com oficina de tranças e turbantes, blocos afros, contação de histórias infantis, dentre outros. Segundo a vice-prefeita, já existe um planejamento para a edição de 2023", afirmou a vice-prefeita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.