O Presidente Lula volta a se reunir hoje com Ministros para discutir o pacote de corte de gastos do governo.
Ontem, o Presidente passou mais de três horas com sete ministros e três secretários para debater as medidas de contenção de despesas, mas não houve anúncios.
Participaram do encontro os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Simone Tebet, do Planejamento; Esther Dweck, da Gestão; e Rui Costa, da Casa Civil. Eles compõem a junta de execução orçamentária e estão ligados mais diretamente ao corte de gastos.
Também foram chamados os ministros de áreas sociais, como educação, saúde e trabalho.
O governo debate se inclui no pacote mudanças nos cálculos do piso de saúde e educação e pode mexer no seguro-desemprego.
Hoje, os gastos com saúde precisam representar ao menos 15% da Receita corrente líquida do Governo Federal. E as despesas com educação devem ser de 18% da receita líquida de impostos.
Continua após a publicidade..
A regra representa um forte impacto para o atual arcabouço fiscal, que prevê que as despesas totais do governo devem crescer entre 0,6 e 2.5% acima da inflação a cada ano.
O modelo levado ao Presidente Lula prevê que os pisos deixarão de ser vinculados à receita e passariam a ser atrelados aos limites de gastos do arcabouço fiscal, pelo qual as despesas não podem crescer mais de dois e meio por cento acima da inflação.
Na semana passada, o Ministro Luiz Marinho ameaçou pedir demissão se o governo mexesse em alguns dos temas da pasta do trabalho, como o seguro-desemprego e o abono salarial, sem a participação dele.
A equipe econômica também quer conter os gastos do benefício de prestação continuada, que disparou nos últimos meses. O Presidente Lula já disse que é contra a desvinculação do BPC do salário mínimo.
O ministro da fazenda, Fernando Haddad, que cancelou uma viagem à Europa, disse que o pacote de corte de gastos deve ser anunciado ainda nesta semana, mas ainda não há data confirmada.
Saiba Mais
- Presidente Lula sanciona lei que reconhece Sairé como manifestação cultural nacional
- Governo de Lula apresenta 51% de aprovação
- Governo debate regulamentação das apostas online
- VÍDEO: Presidente Lula é entrevistado pela Mirante News
- Lei autoriza MEC a preencher 8.4 mil cargos em instituições federais de ensino superior
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira