Troca de Ideia

Filme "Um Pé de Caju" estreia, neste sábado, no CCVM

Com direção dos maranhenses Pablo Monteiro e Cadu Marques, que participaram na noite de quarta-feira (8/1), do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, o filme traz histórias vividas na comunidade quilombola do Cajueiro, registrando essas memória

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 09/01/2025 às 23h12

Neste sábado, dia 11, às 19h, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) será palco da exibição de estreia do filme “Um Pé de Caju”, como parte da programação do Edital Ocupa CCVM. O evento possui entrada gratuita e promete emocionar e inspirar ao abordar a força e a resistência da coletividade dos povos tradicionais no território quilombola de Cajueiro, em Alcântara (MA).

Cadu Marques e Pablo Monteiro no Plugado, na Mirante FM. Foto: Hévylla Maria

Com direção dos maranhenses Pablo Monteiro e Cadu Marques, que participaram na noite de quarta-feira (8/1), do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, o filme traz histórias vividas na comunidade quilombola do Cajueiro, registrando essas memórias. Após o filme, haverá apresentação do Coco Marajá, brincadeira que existe desde 1971 no município de Alcântara (MA).

“Um Pé de Caju” retrata a coletividade como uma característica essencial da vida em comunidade, destacando o espírito de união que impulsiona os avanços e conquistas do território. define Cadu Marques. "Através de uma narrativa potente, o filme apresenta as lutas históricas contra a desterritorialização e o apagamento cultural, enquanto celebra a educação como uma raiz importante para o fortalecimento do território", complementa Pablo Monteiro.

Sinopse

Continua após a publicidade..

Passado e presente tecem memórias de tradição. Entre histórias vividas e histórias contadas, Cajueiro, comunidade quilombola do município de Alcântara (MA), desapropriada de seu primeiro território em 1980 – devido a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara – se reterritorializa cotidianamente através da transmissão do conhecimento educacional quilombola.

Programação:

19h: Boas-vindas
19h15: Exibição do filme “Um Pé de Caju”
19h40: Bate-papo com a equipe de produção e moradores da comunidade quilombola
20h15: Apresentação cultural do Coco Marajá do Cajueiro
21h: Finalização do evento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.