The Paul volta à Mirante FM para celebrar o Axé Music
O retorno de The Paul será nesta quinta-feira, (23/1), às 10h, em participação no Power 96. Ele vai festejar os 30 anos do programa Axé Folia e 40 anos do Axé Music durante a folia em São Luís
Em 2025, o Brasil comemora os 40 anos do Axé, um dos movimentos musicais mais vibrantes e influentes da cultura brasileira. Nascido em Salvador, na Bahia, em meados da década de 1980, o Axé se consolidou como um gênero que transcende ritmos ao incorporar influências do samba, frevo, reggae, forró e até pop, criando um som único e contagiante.
Origem e ascensão
O marco inicial do Axé é atribuído ao Carnaval de Salvador de 1985, quando Luiz Caldas lançou "Fricote", uma música que sintetizou elementos de diferentes ritmos em uma sonoridade inovadora.
Mirante FM: a Rádio Oficial do Marafolia
O Marafolia foi a maior micareta da cidade de São Luís do Maranhão. Ocorreu de 1995 até 2011. Entre os grandes artistas que passaram pelo "corredor da folia", como era carinhosamente chamado o trecho dos camarotes, estavam nomes como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Timbalada, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Cheiro de Amor, Tribo de Jah, Ricardo Chaves, Psirico, VoaDois, Patchanka, Jamil e Uma Noites, Netinho, Carlinhos Brown, entre outros. O evento também dava espaço à cultura maranhense com o Blocão do Bicho nos três dias de festa com a animação do Bicho Terra.
E a MIRANTE FM marcava presença como a rádio oficial do MARAFOLIA. Em meio à difusão do AXÉ MUSIC no MARANHÃO, o radialista PAULINHO DUARTE, carinhosamente conhecido no meio radiofônico como THE PAUL, foi pionieiro com o programa AXÉ FOLIA, que celebra seus 30 anos de puro sucesso. O bom filho à casa torna e THE PAUL retorna ao local em que tudo começou nessa sua cumplicidade com a música e o movimento AXÉ MUSIC. Ele participa do programa POWER 96, apresentado por CLAUDINHO POLARY, de segunda a sexta, das 9h ao meio-dia, na MIRANTE FM. A estreia de THE PAUL será nesta quinta-feira (23/1), a partir das 10h, com uma entrevista com o compositor baiano DJALMA OLIVEIRA, autor da consagrada canção FARAÓ cantada por MARGARETH MENEZES, IVETE SANGALO, OLODUM, CHEIRO DE AMOR, etc.
"Agora faremos este especial Axé Folia 30 Anos e Axé Music 40 Anos dentro do programa Power 96 do top radialista Claudinho Polary, toda quinta-feira às 10 da manhã, cuja temporada inicia nesta quinta dia 23 e se estenderá até a terça-feira Gorda de carnaval, em 4 de março. Pra este primeiro programa iremos conversar com o artista baiano Djalma Oliveira, radialista, cantor e autor da música Faraó, um hino da música baiana. Que Deus abençoe essa nova jornada", ressalta THE PAUL. "Vou entrevistar o artista Djalma Oliveira, autor da música Faraó, um dos Axés mais tocados do Brasil e que tb completa 40 anos. A música foi gravada inicialmente por Margarete Meneses, depois por Ivete, Olodum, Cheiro de Amor, etc", complementa.
The Paul: trajetória com a música
Continua após a publicidade..
Em 1988, com o nome artístico inicial de Paulinho Duarte, iniciou no rádio em substituição ao saudoso radialista Rubinho Jhones no Programa Super Dancing ( depois Disco Night) da Mirante FM. Apresentou o programa Rotação 96 em paralelo com sua carreira de DJ onde trabalhou nas boates Caixa Alta, Apokalypse, Studio Ganf, Danceterias Flashdance e Raio Laser e boate Gênesis nos anos 80 e 90. Após uma breve passagem por Brasília de 91 a 93, retornou a ilha do amor para iniciar o projeto que mudaria totalmente sua carreira.
Após passar carnavais na Bahia, começou a fazer sets musicais mixados dos axés baianos e também festas neste estilo musical, o nome das baladas era Axé Folia e as festas eram temáticas e com camisetas características. Em 95 foi convidado pela produção da micareta Marafolia para integrar a equipe de divulgação e tiveram a idéia de fazer um programa de rádio pra badalar os shows e prévias da nossa micareta, estava criado o programa Axé Folia.
"Resolvi mudar o nome artístico para um “apelido” usado na adolescência o “The Paul”, que deu certo, o programa logo ganhou audiência ficando muitas décadas no ar. Com o programa, foi possível ter acesso a todos os artistas do movimento Axé e participar de inúmeros shows e eventos pelo país todo e ir a muitas micaretas e carnavais, realizar festas e bailes como produtor e DJ das boates Extravagance, Fábrica e Mandamentos Hall', informa.
Djalma Oliveira: autor de Faraó
Djalma Oliveira é cantor, compositor e produtor musical e vocalista de bandas de pop/rock/MPB, em Salvador, nos anos 70. No ínicio dos anos 80 vai morar no Rio de Janeiro, onde conhece Bolão, percussionista de Caetano Veloso, convive e toca com a nata da música nordestina, ora em franco destaque no cenário artístico nacional. Entre seus contemporâneos e parceiros da época estavam Manduka, Jonga e Geraldo Azevedo. Lança então seu primeiro single, ainda, em 1980. "O RETORNO DO FARAÓ", extraído do álbu, "LUZ DE LAMPARINA" - com participação de LUIZ CALDAS no disco, lançado pela gravadora MUSIQUIM.
"Faraó (Divindade do Egito)" é uma canção lançada por Margareth Menezes e Djalma Oliveira, em 1987. Composta por Luciano Gomes, a canção foi o primeiro samba-reggae gravado no Brasil, vendeu mais de 100 mil cópias, sendo um marco para a música brasileira, principalmente a baiana, pois foi um divisor de águas no carnaval.
Ele foi o responsável pelo lançamento de Margareth Menezes. Quando ele a conheceu, ela trabalhava com teatro infantil na periferia de Salvador. Quando Oliveira a convidou, Menezes ficou receosa, tendo em vista que gostaria de ser cantora de funk e blues. No entanto, Djalma insistiu e ela aceitou, tornando-se uma das principais canções da carreira de Margareth Menezes, a qual até hoje, a baiana interpreta em seus espetáculos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira