Troca de Ideia

Brasil que pouco lê na pauta do Plugado na Mirante FM

O jornalista Pedro Sobrinho sabatinou sobre o assunto com Elke Matos, pedagoga, mestre em educação e analista da pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Félix Alberto Lima, jornalista e escritor. Confira no podcast e youtube da Mirante FM

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 23/01/2025 às 21h56

O jornalista Pedro Sobrinho sabatinou sobre o assunto com Elke Matos, pedagoga, mestre em educação e analista da pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Félix Alberto Lima, jornalista e escritor. Saiba mais no podcast e canal do youtube da Mirante FM.  

O Brasil que pouco lê em debate no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Além da diversão através da música, o PLUGADO NA MIRANTE FM tem como propósito levar o ouvinte a refletir sobre temas relevantes. Na última terça-feira (21/1), o gosto pela leitura foi o tema na pauta do quadro TROCA DE IDEIA, com as presenças de ELKE MATOS, pedagoga, mestre em educação e analista da pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e FÉLIX ALBERTO LIMA, jornalista e escritor.

Aos desavisados de plantão, a leitura de livros está sendo praticada por menos pessoas no Brasil: divulgada em 19 de novembro do ano passado, a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil" aponta que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.

É a primeira vez na série histórica que o levantamento conclui que a maioria dos brasileiros não leem livros.

O levantamento considera tanto a leitura de livros impressos quanto digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.

A "Retratos da Leitura" é considerada a pesquisa mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios brasileiros entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.

A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Continua após a publicidade..

Durante o programa os dois convidados foram sabatinados pelo jornalista Pedro Sobrinho, com as seguintes perguntas:

* ESSA PESQUISA NOS FAZ PERGUNTAR O QUE ESTÁ SE DEIXANDO DE FAZER PARA MANTER ESSE INTERESSE PELA LEITURA ?

* QUAL O PAPEL DO LIVRO NA SUA VIDA ?

* NESTE SÉCULO, COM AS NOVAS MÍDIAS, O PAPEL DO LIVRO CONTINUA O MESMO ?

* UMA COISA QUE CHAMA ATENÇÃO É A FORMA COMO OS VALORES SÃO INVERTIDOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS REAIS EM DESINFORMAÇÃO. ESTA PRÁTICA É COMUM NESTE UNIVERSO DIGITAL./ É PRECISO LER LIVROS E SABER INTERPRETAR O TEXTO ?

* O QUE VOCÊS ESTÃO LENDO NO MOMENTO E O QUE RECOMENDAM PRA QUEM ESTÁ CURTINDO O PLUGADO ?

Obs.: As perguntas e respostas você confere no podcast e canal do youtube da Mirante FM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.