ARRAIAL MIRANTE NEWS

Coco Pirinã começa os preparos para o São João do Maranhão

Eles foram entrevistados nesta quarta-feira (12) no programa Arraial Mirante News

Mirante News FM

Atualizada em 13/06/2024 às 11h48
Carlos Magno e Márcio Jean, convidados da edição desta quarta-feira (12) do programa Arraial Mirante News (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - A dança do coco é um ritmo típico da região Nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que essa manifestação se originou, são citados Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Essa dança é originária das rodas de quebradeiras de coco sendo considerada uma das mais representativas manifestações do folclore local. A coreografia não apresenta complexidade, por ser uma dança de roda cantada, dançada em pares com sapateados. 

Tem-se o acompanhamento de pandeiros, ganzás, cuícas e das palmas dos brincantes. Como adereços, os componentes da dança carregam pequenos cofos e machadinhas, imitando os instrumentos de trabalho nos babaçuais. No Maranhão tem a dança do Coco do Pirină com 80 integrantes e tendo como base a comunidade do Anjo da Guarda.

Os integrantes do Coco Pirinã, Carlos Magno e Márcio Jean, comentaram sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.

"Nós estamos com a expectativa de que seja positiva para o nosso São João, já que somos a única dança de coco que resiste, que está presente no São João 2024 em várias atrações ou em todas as atrações ”, declarou Márcio Jean.

Continua após a publicidade..

"A resistência nossa no Coco Pirinã é uma grande emoção, até uns 3 anos atrás eram 100 emoções, agora tenho 1.000”, afirmou Carlos Magno.

Ouça a entrevista na íntegra.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.