PONTO FINAL

Médico alerta sobre casos de miomas

Julho é o mês de conscientização sobre miomas uterinos

Mirante News FM

Atualizada em 10/07/2024 às 12h39
Marcos Pitaluga, convidado da edição desta quarta-feira (10) do programa Ponto Final (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Julho marca o mês de conscientização sobre miomas, uma condição que atinge quase 50% das mulheres em idade fértil no Brasil. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), os miomas são tumores benignos que se formam a partir do tecido muscular liso do útero e podem apresentar uma variedade de sintomas ou serem completamente assintomáticos.

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que o mioma uterino foi a terceira doença que mais tirou trabalhadoras de seus postos em 2023. Mais de 40 mil mulheres precisaram ser afastadas por esse motivo.
De 2019 a 2023, houve um aumento de 32% nas internações causadas por mioma uterino no Brasil. O ano de 2023 apresentou o maior número de internações, com 27,3%, seguido por 2022, 24,9%.

Existem muitos mitos sobre miomas, como a associação com câncer ou a crença de que impossibilita a gravidez. O diagnóstico precoce e o tratamento rápido são essenciais para um bom desfecho.

O ginecologista, Marcos Pitaluga, falou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News FM.

Continua após a publicidade..

"Os miomas são tumores benignos, também chamados de leiomiomas ou fibromas, são tumores benignos que se instalam, principalmente, na parede muscular do útero e trazem várias repercussões para a qualidade de vida e para o bem-estar feminino”, afirmou Marcos Pitaluga.

Assista à entrevista na íntegra.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.