Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedirão ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da medida decidida liminarmente pelo ministro Flávio Dino que suspendeu a execução de emendas parlamentares impositivas.
O pedido à Corte deverá ser assinado por lideranças partidárias. Também será encaminhado a outras ações em que Dino determinou a adoção de medidas de transparência em outras modalidades de emenda, como as de comissão.
O objetivo será garantir a continuidade do pagamento das emendas. O Congresso deverá sustentar que vai estabelecer novas regras para a destinação de emendas parlamentares.
Nesta semana, Pacheco e Lira já haviam sinalizado que o Congresso faria correções na sistemática de pagamentos de emendas parlamentares.
Sem dar detalhes, Pacheco declarou que o Legislativo tem estudado adequações para atender à decisão do ministro Flávio Dino.
O senador afirmou que, se forem identificadas dúvidas sobre a transparência do pagamento de emendas, caberá ao Legislativo estabelecer novas regras.
Continua após a publicidade..
Nesta quarta (14), o ministro do STF Flávio Dino suspendeu a execução de emendas impositivas (individuais e de bancada) apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento.
A medida valerá até que o Congresso estabeleça novos procedimentos para garantir transparência na liberação dos recursos.
Antes, Dino já havia travado a execução de emendas Pix (uma modalidade das emendas individuais) e determinado critérios de transparência para emendas de comissão (que não são impositivas).
Segundo a decisão mais recente de Dino, a restrição às emendas não vai incluir recursos destinados a obras em andamento ou ações para atendimento de calamidade pública.
As emendas impositivas são aquelas que o governo é obrigado a executar, ou seja, não dependem de barganha com o Executivo.
Saiba Mais
- Congresso promulga emenda constitucional que corta gastos e restringe abono do PIS/Pasep
- Congresso Anual das Testemunhas de Jeová com o tema ‘Declare as Boas Novas!' ocorre nesta sexta-feira (27) em SL
- Congresso quer usar R$ 8,51 bi de dinheiro esquecido nos bancos para fechar Orçamento
- Congresso retoma os trabalhos em agosto com 15 vetos pendentes de votação
- Com mensagens dos Poderes, Congresso abre ano legislativo nesta segunda
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias