ATUALIDADES

Conheça projeto que fortalece o esporte paralímpico em São Luís

O IMDV tem sede no bairro Jordoa e reforça a missão de ampliar dignidade e oportunidades por meio do esporte.

Mirante News FM

Atualizada em 04/12/2025 às 12h18
Etevaldo Santos, Raissa Silva e Ricardo Lisandro em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O Atualidades desta quinta-feira (4) recebeu o presidente do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), Etevaldo Santos, e os judocas Raissa Silva e Ricardo Lisandro para falar sobre o avanço do judô inclusivo no Maranhão. A instituição acaba de ampliar seu projeto esportivo, que atende gratuitamente crianças e adolescentes com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o paradesporto e criando novas oportunidades de formação.

No circuito nacional, o IMDV acumulou pódios importantes, entre eles três ouros, duas pratas e um bronze no Grand Prix de Parauapebas 2024. Raissa Silva é campeã paralímpica J1 (-63kg) e medalhista prata no Grand Prix de São Paulo e Ricardo Lisandro, é o primeiro faixa-preta com deficiência visual do Maranhão e dono de duas medalhas de ouro em Parauapebas nas categorias J2 (-100kg) e regular (-100kg). O projeto integra crianças com TEA, TDAH, deficiência visual e também jovens sem deficiência, promovendo convivência e inclusão. 

“Nosso objetivo é chamar outros atletas. Porque tem muitos deficientes que estão em casa e eles, pelo simples fato de serem deficientes, acham que são inválidos. Isso é uma mentira, entendeu? Então, nada melhor do que nós mesmos, que estamos vivenciando há muito tempo, chegarmos a ele, mostrarmos para ele que a realidade é diferente. Que ele sim pode fazer um esporte, que sim ele pode galgar, ser competidor, ou então até mais, só depende dele mesmo" disse Ricardo Lisandro.

Veja na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.