SÃO LUÍS - Um dos mais tocantes musicais natalinos do Brasil, a Natalina da Paixão, uma produção autoral da Companhia Barrica do Maranhão, será apresentado hoje (10), às 18h30, na Vila Encantada, montada na área do Ipem, no bairro Calhau, com ambientação voltada para as festas de fim de ano. A entrada é gratuita.
A montagem da Natalina da Paixão para o ciclo dos festejos de Natal está contemplada no projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’ - por meio do qual o grupo maranhense encantou a comunidade com apresentações na capital e no interior do estado, levando a alegria do Bicho Terra e o lirismo do Boizinho Barrica, culminando, agora, com a Natalina da Paixão -, que ainda deve ganhar as ruas de São Luís em um contagiante cortejo popular pelo Centro Histórico.
O projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’ conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio cultural da Via Mundo Intercâmbio & Turismo, um incentivo fundamental para que o grupo levasse alegria e cultura a todos os lugares onde se apresentou, tanto na capital quanto em algumas cidades do interior e no exterior. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.
“Nós tivemos um ano bastante intenso de atividades e a oportunidade de levar a nossa arte para outras cidades maranhenses e, também, para duas regiões da Espanha, durante a nossa 22° viagem internacional. Agora, vamos para o ciclo natalino, na busca da nossa estrelinha de Belém, alimentando de amor os nossos corações, na fé e esperança de uma paz mundial, tão necessária e fundamental para a nossa humanidade na construção de um mundo melhor", enfatiza José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.
Quem estiver na Vila Encantada na noite desta terça-feira (10) terá a oportunidade de assistir a um musical totalmente diferente e que envolve rituais, danças e ritmos dos festejos natalinos. O bailado é ritmado por cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, ladainhas do Divino Espírito Santo, minas e outras batucadas, inspirados nos cordões de Reis, Pastores e Pastorais, tradicionais da cultura popular maranhense.
Os homens se apresentam como as ‘Cristinas de Jesus’, usando chambres brancos adornados com flores, medalhas e fitinhas santas. Eles carregam um cajado enfeitado com flores e frutos cenográficos. As mulheres, por sua vez, representam os patriarcas bíblicos, com suas túnicas coloridas confeccionadas em pano de rede, usando lenços de cetim na cabeça.
As coreografias da Natalina da Paixão também são inspiradas na diversidade das manifestações artísticas da cultura maranhense, destacando-se os passos que caracterizam os seus processos rituais, quer na dança individual de um personagem, quer na mise-en-scène coletiva do grupo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.