Quinto e último texto selecionado pelo Edital São Luís em Cena, lançado pelo Teatro Arthur Azevedo para comemorar os 400 anos da cidade de São Luís, Cais da Sagração, uma adaptação do livro do escritor maranhense Josué Montello, será a próxima atração no palco do Teatro Arthur Azevedo, na quinta-feira (27). Serão duas sessões: às 15h, para uma plateia de alunos de escolas públicas já agendadas; e às 20h, aberta ao público, com retirada de ingressos na bilheteria do Teatro, uma hora antes da apresentação.
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo, o Edital São Luís em Cena, selecionou cinco textos teatrais para apresentação de espetáculos no mês de setembro. Os textos selecionados receberam ajuda no valor de R$ 12 mil reais, para produção dos espetáculos.
Foram selecionados os textos com linguagem adaptada para o teatro. São eles: O Mulato, do dramaturgo maranhense Aluísio de Azevedo, com a Companhia Drao Teatro da (In) Constância - apresentado dia 4/9; A Peleja de Casemiro Coco pelas Lendas de São Luís (infantil), do grupo de teatro Laborarte, apresentado dia 11/9; Ilha Grande (infantil), do grupo Cartágenes Arte, apresentado dia 12/9; Ana do Maranhão, apresentado pelo grupo Abluir de Teatro, na terça-feira 25/9; e Cais da Sagração, que será apresentado pelo elenco de atores da Companhia de Teatro Mira Mundo, dia 27 de setembro.
Espetáculo Cais da Sagração
Cais da Sagração é uma história de mar. Ambientada nas décadas de quarenta e cinquenta, a história traz como principal personagem Mestre Severino, barqueiro que faz o transporte de passageiros no mar bravio da costa maranhense. Em uma de suas viagens M. Severino conhece Vanju, mulher de rara beleza que sobrevive prostituindo-se no baixo meretrício, na região do Desterro no Centro Histórico de São Luís. Apaixonado M. Severino casa-se com Vanju e a partir desta união um mundo tão misterioso e profundo como o mar que banha a ilha vai desvendando-se.
Por meio destas personagens Josué Montello revela toda a beleza e complexidade da cultura, costumes e crenças de nosso povo. Com 60 minutos de duração e classificação para 14 anos Cais da Sagração é uma adaptação, direção e cenário de Michelle Cabral (atriz e arte-educadora), conta no elenco com os atores Cíntia Pessoa, Diana Mattos, Gilberto Martins, Jurandir Eduardo e Ricardo Torres. Figurinos e adereços de Jurandir Eduardo e iluminação de Nina Araújo.
Continua após a publicidade..
Serviço
Espetáculo: Cais da Sagração
Local: Teatro Arthur Azevedo, em São Luís
Dia: quinta-feira (27)
Horário: 15h (somente para escolas públicas agendadas) / 20h aberto ao público
Ingressos: Entrada franca com retirada de convites uma hora antes, na bilheteria do TAA
Saiba Mais
- Releitura fotográfica da obra "Os Tambores de São Luís" será lançada na próxima sexta-feira (13)
- Programação da X Semana Montelliana é disponibilizada on-line
- Lançamento de livro e abertura de exposição enriquecem evento em São Luís
- Comemorações do centenário Josué Montello
- Casa de Cultura Josué Montello comemora 31 anos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira