SÃO LUÍS – A programação do Arraial da Ilha segue a todo vapor. Nessa quarta-feira (21), a turminha da Creche-Escola Conviver, a dança portuguesa Ousadia de Portugal e o Boi da Juventude, comandaram a festança no arraial mais arretado da cidade, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha.
Abrindo o dia de atrações, a tia Fernanda, da academia Bodytech, mais uma vez, ensinou os passos das danças folclóricas tipicamente maranhenses para a criançada que compareceu ao arraial.
Creche-Escola Conviver
E a criançada da Conviver, em belas apresentações, mostraram ao público alguns ritmos maranhenses que são vistos durante a temporada junina, no Estado. Deste Dança do Coco, cacuriá e tambor de crioula, até o ritmo envolvente da quadrilha.
A turminha do maternal I, até o 5º ano do ensino fundamental, agradaram e encantaram quem foi ao Arraial da Ilha, nessa quarta-feira (22). Segundo a coordenadora da escola a oportunidade é muito boa, pois as crianças podem estar em um outro espaço fora do ambiente escolar. “A apresentação dessas crianças hoje aqui é a culminância de um trabalho realizado ao longo de todo um semestre”, afirma Hellany Batista.
Dança Portuguesa Ousadia de Lisboa
Vinda do bairro São Bernardo, em São Luís e com sete anos de estrada, a dança portuguesa Ousadia de Lisboa mostrou todo o seu brilho e cores, no palco do arraial mais arretado da cidade.
Continua após a publicidade..
Com o tema “Navegando do presente ao passado”, o grupo faz um passeio por antigas músicas das terras portuguesas.
Boi da Juventude
E para fechar a noite, o boi da inclusão e da diversidade deu um show. Vindo do município de Miranda do Norte, o Boi da Juventude, sotaque da baixada, mostrou todo o seu talento, gingado e alegria ao Arraial da Ilha.
Inclusão, essa é a palavra que define bem o grupo. Com duas índias cadeirantes e uma transexual, o boi mostra que mesmo dentro das manifestações artísticos culturais mais tradicionais, o preconceito e a intolerância devem ser combatidos e banidos.
Para a índia transexual Larissa Sthefann, participar do boi é resultado de uma luta por igualdade. “Pra mim é muito importante ser integrante do Boi da Juventude. Pois eles me aceitaram mesmo em um mundo tão preconceituoso”, diz a atendente, que participa do grupo há 10 anos.
Bailando e brilhando em uma cadeira de rodas, a jovem Samira Santos, de 15 anos, sai pela primeira vez no grupo. Mesmo com o nervosismo, normal a qualquer principiante, ela está muito feliz em sair no boi “Eu estou muito animada. Além de tudo, isso mostra como é importante a questão de inclusão dentro do boi”, garante a estudante.
E a festança continua nesta quinta-feira (22), no Arraial da Ilha. A atração principal da noite é o Boi de Morros, às 19h. O Imirante.com transmite tudo ao vivo pra você.
Saiba Mais
- Cacuriá de Dona Teté e show Fernando de Carvalho no Arraial do Ilha
- Boi de Axixá é a grande atração deste domingo no Arraial do Ilha
- Boi da Lua vai fazer a festança no Arraial do Ilha, neste sábado
- Arraial do Ilha: Boi Brilho da Ilha é a grande atração da primeira noite
- Imirante.com transmitirá AO VIVO o Arraial da Ilha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira