Arraial da Maria Aragão

Arena do Forró é mais uma atração do Arraial da Praça Maria Aragão o mais tradicional de São Luís

Programação segue até dia 30 de junho, na praça Maria Aragão.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Arena do forró, no Arraial da Maria Aragão. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Além dos espaços de apresentações das brincadeiras e de concentração do público, o Arraial da Praça Maria Aragão tem uma área totalmente dedicada ao forró, ritmo genuinamente nordestino e termo popular e genérico para designar o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado. A Arena do Forró, incorporado ao arraial pela atual gestão municipal, agrega diversidade às atrações do Arraial da Praça Maria Aragão, promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado.

Leia também:

Show de Alexandra Nícolas agita Arraial da Maria Aragão nesta sexta-feira

Alceu Valença embalou um público caloroso no primeiro dia do Arraial da Maria Aragão

Montado onde antes funcionava o antigo Espaço Cultural, o espaço da Arena do Forró é formado por uma estrutura com cobertura de lona, palco para as bandas de forró, um espaço para o público dançar e, ao redor, uma espécie de praça de alimentação, lugar estratégico procurado pelos casais que se lançam no 'arrasta-pė' para fazer um lanche e voltar para o salão sempre ao som de verdadeiros hinos do Nordeste, como Asa Branca, do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Continua após a publicidade..

Da primeira noite de programação na Maria Aragão (dia 19 de junho) até o encerramento do arraial, o espaço sempre recebe dois grupos de forró, geralmente formados por cantores e instrumentistas locais ou do interior do Maranhão ou até mesmo de outros estados, como é o caso da vocalista do Forró Pegado, Cícera Silva, natural de Pernambuco, cuja apresentação oficial está prevista para segunda-feira (24). Nesta quinta-feira (20), ela esteve no espaço para prestigiar o Trio Poeirão, cujo sanfoneiro é o mesmo da banda da cantora.

"Muitos grupos são assim, formados por maranhenses e gente que vem de cidades de outros estados. O bom é gostar do forró e fazer uma apresentação que encante o público. Estamos há sete anos na estrada e nossas vindas ao São João da Maria Aragão sempre são muito prestigiadas pelo público, que demonstra gostar muito do forro", destaca a Cícera Silva.

Na segunda noite de programação, quem comandou os fãs do xote, baião, arrasta-pé e xaxado foram os grupos Forró de Mel e Trio Poeirão, que animaram casais simpatizantes do som da sanfona, triângulo e zabumba, como a servidora pública Milena Marinho e o companheiro dela, o operador de sistemas Deilson Henrique Meneses. "Estamos vindo na Arena do Forró desde o ano passado. E no São João 2019, vez ou outra estaremos por aqui, pois curtimos demais o ritmo", declarou Milena.

Programação

No sábado (22), a programação do arraial começa com a apresentação da Dança Pau de Fita Comediante Junina, a partir das 18h. Logo em seguida, o Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé dá o seu recado ao público. A noite ainda terá o Grupo Alternativo Baile de Caixa, Boi de Zabumba Unidos Venceremos, Show Bumbaxote com Gargamel, Boi de Orquestra Upaon-Açu, o famoso Cacuriá de Dona Teté, e encerramento com o Boi de Orquestra de Morros. Na Arena do Forró, as bandas Forró de Lo e Encaixotado botam os fãs do ritmo para dançar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.