410 anos de São Luís

Riquezas e tradições de São Luís em seus 410 anos

São Luís é também conhecida como Jamaica brasileira, Cidade dos Azulejos e Atenas brasileira.

Karen Rios / Na Mira

Atualizada em 08/09/2022 às 07h56
Área da praça João Lisboa, no Centro de São Luís. (Foto: Divulgação / Setur São Luís)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (8), a cidade de São Luís completa 410 anos, ela foi fundada em 8 de setembro de 1612. A capital maranhense foi e ainda é assunto de diversas obras que enaltecem nossas belezas naturais e culturais. A nossa Ilha Bela, vai além de uma linda tela, é berço. A cidade é uma das poucas capitais que é banhada por praias.

A grande Ilha carrega diversos autores, esses que através de todo o potencial de escrita que possuíam, tornaram a nossa terra de palmeiras e sabiás a Atenas Brasileira. O poema 'Canção do Exílio' de Gonçalves Dias diz a mais pura verdade, "As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá", seria impossível que as aves gorjeassem como as nossas, são muitos sotaques para se aprender, matraca, zabumba, orquestra, costa de mão e muitos outros.

São Luís é a Jamaica brasileira pela cultura do reggae e a cidade dos azulejos por conta dos mosaicos trabalhados e coloridos nos casarões. Os azulejos são o símbolo principal da capital maranhense. É uma cidade com culturas distintas, tendo influência portuguesas, holandesas, francesas e com essência nativa dos índios tupinambás. 

Viajar para São Luís é como voltar ao passado. As marcas coloniais estão por todos os lados do centro histórico. Os casarões e as ruas ludovicenses contam a trajetória do crescimento da cidade por meio de suas estruturas que elevam há séculos passados. 

Gastronomia 

Não podemos deixar de falar da gastronomia local, que carrega as riquezas da culinária maranhense, com pratos, como arroz de cuxá, peixada maranhense, carne de sol, sururu ao leite de coco, pratos com caranguejo e camarão, juçara, mingau de milho e muitas outras deliciosas refeições. As frutas mais consumidas são as frutas amazônicas e tropicais, sendo elas cupuaçu, bacuri, graviola, buriti, manga, laranja, cajá.

A melhor forma de conhecer um lugar é experimentando a comida local. A culinária maranhense tem origens da indígena e foi influenciada pela cozinha europeia, sendo portuguesa e francesa as principais.

Continua após a publicidade..

Músicas

Ilha magnética- César Nascimento

Jamaica a São Luís- Alcione

Ilha Bela- Carlinhos Veloz

Quando São João chegar- Tribo de Jah

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.