São Luís - O trabalho do xilogravurista maranhense Airton Marinho brilhou esta semana no programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares. As xilogravuras foram exibidas em telões.
O artista plástico natural de Vitória do Mearim tem mais de 300 matrizes entalhadas e contabiliza 45 anos de carreira.
“Além de mostrar o trabalho, a nossa participação no programa Encontro é uma oportunidade de exibir a grandeza da cultura maranhense para todo o Brasil e o mundo”, disse Airton Marinho.
O maranhense é servidor público aposentado e, atualmente, dedica-se apenas às artes plásticas. Ele possui um ateliê no Centro Histórico, onde também comercializa sua arte estampada em camisas, canecas e azulejos. A criatividade de Marinho já foi mostrada em dez estados brasileiros por meio de exposições.
Continua após a publicidade..
Ele tem trabalhos em instituições como Museu de Arte de São Paulo, Museu de Campos do Jordão, Ministério da Cultura e Museu de Artes Visuais (MA). Sua temática é voltada para a cultura popular.
Começou a carreira na década de 70 como professor do Centro de Artes e Comunicações Visuais do Maranhão, embrião do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira