Roteiro cultural

Monumento à Diáspora Africana terá visitas guiadas até 8 de junho

As visitas são gratuitas e serão realizadas nos turnos matutino e vespertino, além dos sábados pela manhã.

Na Mira

Monumento à Diáspora Africana terá visitas guiadas até 8 de junho. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Monumento à Diáspora Africana, localizado na Praça das Mercês, na região central da capital maranhense, começa a ter visitas guiadas a partir desta terça-feira (21). Feitas de forma gratuita, as visitas irão acontecer em dois turnos (das 8h às 11h e das 15h às 18h), e no sábado (das 15h às 19h), até o dia 8 de junho.

Inaugurado em novembro de 2023, no mês da Consciência Negra, o Monumento à Diáspora Africana é composto por oito painéis produzidos por artistas maranhenses que apresentam a contribuição do povo negro para a cultura e a identidade do Maranhão.

Além disso, o monumento também traz informações históricas sobre as diversas nações africanas que desembarcaram no Maranhão em diáspora forçada por conta do tráfico transatlântico.

Continua após a publicidade..

As visitas guiadas serão realizadas por oito estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que foram selecionados após passarem pelo curso Guia de Turismo, ministrado por especialistas na temática negra, artística e turismo cultural. Durante o tour, uma publicação também será distribuída contendo informações sobre o projeto de concepção do Monumento à Diáspora Africana.

O projeto é aberto às escolas municipais, estaduais e particulares. Para participar do roteiro cultural, que começa dia 21 de maio e vai até 8 de junho, as escolas precisam se inscrever pelo e-mail projetos.lparte@gmail.com. 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.