PH: Uma sólida amizade
E mais: Carcará Festival Sesc de Música
O adeus do pianista
Desolado, o procurador federal Georgino Melo e Silva se confessa profundamente abalado com a volta do grande Arthur Moreira Lima à Casa do Pai. O pianista, que morreu na última quarta-feira (30 de outubro) foi também um grande humanista e um brasileiro preocupado com os anseios políticos de seu povo, sem deixar de ser fiel a si mesmo, na ordem das ideias e das convicções.
Foi no Rio de Janeiro, em 1940, sob a proteção do Cristo Redentor, que Arthur Moreira Lima abriu os olhos para o mundo e recebeu de Deus o mais belo piano.
Ele fez parte da mais luminosa linhagem do piano brasileiro, que no breve século 20 deu ao mundo pianistas que se tornaram universais, como Guiomar Novaes, João Carlos Martins, Magdalena Tagliaferro e tantos e tantos outros. Todos os gênios se revelam precocemente. Bem criança, Arthur deu início à caminhada vitoriosa, e, aos nove anos, já tocava Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
O adeus do pianista...2
Os grandes professores recebem do Criador o cinzel para burilar os diamantes geniais. Os mestres de Arthur Moreira Lima foram Lúcia Branco, Marguerite Long e Rudolf Kehrer. Sua inigualável atuação na arte divina de tocar piano recebeu todos os prêmios. A mais rigorosa crítica reverencia o pianista brasileiro como um extraordinário intérprete do repertório romântico, elevando-o ao patamar maior de o grande e destacado intérprete de Chopin.
Arthur saiu a semear música com o fabuloso projeto Piano pela Estrada, tirou a música dos salões luxuosos dos teatros e dos palácios, e a conduziu para as ruas e praças das cidades e dos sertões. Mostrou ao povo que através da arte musical podemos descobrir o que de melhor habita dentro de nós.
A vida luminosa e a biografia de Arthur Moreira Lima deixam seus amigos emocionados, não só por ser uma história importante para o Brasil, mas, sobretudo, porque é fundamental para a humanidade.
O adeus do pianista...3
Tenho a convicção plena de que Arthur encontra-se entre aqueles poucos escolhidos que personificam, na mais sublime essência da naturalidade, caridade e solidariedade cristã. Sua história é de dignidade, integridade e de luta perene de compaixão ao próximo e defesa da vida.
Ele gostava mesmo era de torcer pelo Fluminense, embalado pelas águas lustrais da paria do Santinho, pelo amor de sua esposa catarinense Margareth Garret, dos seus filhos, dos seus netos, de sua família e dos seus amigos, capitaneados pelo visionário criador do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos.
É com o sentimento da saudade e a certeza do reencontro definitivo que reverencio a memória desse Irmão que nos deixou no dia 30 de outubro. À sua companheira Margareth e a toda a família, os meus sentimentos e o meu abraço cristão. “Morrer é continuar”, dizia Fernando Pessoa.
Guerreiro Junior: 70 anos
O desembargador Guerreiro Júnior que construiu uma história marcante na Magistratura, ganhando a admiração em todas as esferas da Justiça maranhense completa neste domingo, dia 3 de novembro, 70 anos.
Jurista de fino trato, extremamente leal e de fácil convivência, o desembargador Guerreiro Júnior deu lições de tolerância, civilidade e muita elegância quando exerceu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça (TJMA) e do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), conduzindo as questões institucionais com o tom de serenidade que se perpetuou na sua rica história como magistrado.
No exercício da presidência do TJMA, no biênio 2012/2013, deu os melhores exemplos de coerência nas suas atitudes. Foi ético em suas ações, retemperando o pacto com os juízes e desembargadores na luta pelo engrandecimento da magistratura, enaltecendo a sua grandeza e a sua eloquente e decisiva importância para a realização da Justiça, conforme os princípios fundamentais da Constituição Federal.
Rios contaminados
Sete rios na Terra indígena Yanomami e três afluentes deles estão contaminados por mercúrio e têm peixes com alto índice de contaminação. É o que aponta uma projeção da WWF-Brasil, organização não governamental voltada para a preservação do meio ambiente, divulgada nessa quarta-feira (30).
Os rios são Parima, Uraricaá, Amajari, Apiaú, Uraricoera, Mucajaí e o Couto de Magalhães. As afluentes são Auaris, Trairão e Ereu, na bacia do rio Uraricoera.
Eles ficam próximos de áreas de garimpo ilegal, onde os invasores usam o metal durante a extração de minérios. A bacia do Uraricoera é a via fluvial mais usada pelos garimpeiros para entrar na Terra Yanomami, e o rio Mucajaí, um dos mais afetados pela atividade ilegal no território.
Rios contaminados 2
O estudo da WWF-Brasil usa um modelo baseado na probabilidade, desenvolvido pela Agência Ambiental Americana (U.S. Environmental Protection Agency – USEPA), para projetar a distribuição e bioacumulação de mercúrio em grandes bacias amazônicas a partir do destino ambiental do mercúrio.
A concentração do metal foi analisada com base nos dados do Observatório do Mercúrio, uma plataforma desenvolvida pelo WWF-Brasil em parceria com outras instituições.
Os Mambembes em SLZ
Seis atores e um músico viajam pelo Brasil transformando a praça pública em teatro, com apresentações gratuitas. O ônibus que usam é transporte, mas também é cenário. O texto que eles encenam e discutem é baseado na comédia escrita por Artur Azevedo em 1904, sobre as aventuras de atores e atrizes de teatro.
Por que insistem, contra todas as dificuldades? Que atração mágica é essa que gruda os olhos do espectador na cena, convidando gerações de artistas a seguirem de cidade em cidade armando sua lona, pintando sua cara, trocando de personagens como quem troca de roupa? Essa pergunta foi formulada há 120 anos no clássico da dramaturgia brasileira: O mambembe.
Os Mambembes em SLZ 2
É em torno dela que se desenrolam as peripécias teatrais vividas hoje pelos atores-viajantes Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha. Na concepção contemporânea de Emílio de Mello, que divide a direção do espetáculo com Gustavo Guenzburger, a vida imita a cena, pois o mambembe cai na estrada, literalmente.
Após os ensaios no Rio de Janeiro, a primeira parada será neste domingo (3), em São Luís, na Praça das Mercês, no Centro Histórico, para a estreia na terra natal do autor. Em seguida, a trupe seguirá um roteiro que abrange cidades as cidades de Vitória do Mearim (6) e Açailândia (9). Depois, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais. Em cada uma delas, haverá a participação no espetáculo de um ator/atriz local convidado, além de rodas de conversas com artistas sobre o fazer teatral no Brasil de hoje.
DE RELANCE
Carcará Festival Sesc de Música
Foi dada a largada para as inscrições nas ações formativas e de credenciamento na 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música, que será realizado de 7 a 9 de novembro, em São Luís.
Nas ações formativas, que contarão com atividades que vão de oficinas a workshop, além de vivências e rodas de conversa, as inscrições são solidárias e devem ser feitas por meio de formulário, no link: https://forms.gle/vLi7zZP1uh6ZRCiX8.
Os participantes devem doar 1kg de alimento não perecível para colaborar com o Projeto Sesc Mesa Brasil.
Vale ressaltar que para as oficinas, serão 20 vagas no máximo – já nas demais ações, até 50 pessoas poderão ser contempladas.
Todas as ações formativas serão realizadas nos dias 7 e 8 de novembro, no Sesc Deodoro e na Escola de Música do Maranhão.
Espaço Peba na Pimenta
Para o Espaço Peba na Pimenta, está aberto o credenciamento para vendas de bebidas e produtos alimentícios, que integra a programação da Praça das Mercês nos dias 8 e 9 de novembro.
Os interessados podem se cadastrar até o dia 3 de novembro.
Espaços Maria Filó e Estrela Miúda
Já para os espaços Maria Filó e Estrela Miúda, estão abertos, respectivamente, os credenciamentos para empreendedores de artesanato e brechó e, também para venda de brinquedos infantis.
Continua após a publicidade..
Os interessados podem se cadastrar até 3 de novembro.
Coppola e o novo “Épico Romano”
Francis Ford Coppola nunca foi um diretor de meias palavras – nem meias histórias. Apesar de polêmicas e dos altos e baixos na carreira, ele é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da história do cinema.
Coloque na lista a trilogia de O Poderoso Chefão e os filmes Apocalypse Now (1979), Drácula de Bram Stoker (1992), A Conversação (1974), além dos diversos outros títulos para os quais assinou a produção executiva, incluindo a filmografia da filha, Sofia Coppola.
Após trocar um pouco os estúdios por sua vinícola na Califórnia, ele interrompe um hiato de 13 anos e retorna aos cinemas com o ambicioso “Megalópolis“, que fez sua estreia nos cinemas na quinta-feira (31 de outubro).
Sua fábula romana adaptada para os dias atuais apresenta críticas ácidas a respeito da democracia em risco, da problemática da sociedade do espetáculo e de qual futuro estamos deixando para as próximas gerações.
Francis Ford Coppola...2
Cinéfilo apaixonado pelo ofício – “Todos os jovens do Brasil deveriam assistir aos filmes de Hector Babenco”, diz, sem pestanejar –, ele trouxe dos clássicos as referências para o roteiro e o visual do novo filme.
“Sempre tivemos épicos, desde os tempos do cinema mudo até Spartacus, de [Stanley] Kubrick, mas ninguém nunca fez o que eu acreditava ser possível: mostrar que os Estados Unidos é a Roma moderna. Decidi que queria fazer um épico romano ambientado na América contemporânea para abordar os problemas sociais de hoje”, conta.
Ativos no exterior
Os brasileiros que têm bens no exterior não declarados, ou declarados de forma errada, têm até 15 de dezembro para regularizar a situação por meio de programa da Receita Federal, o Regime Especial de Regularização Geral de Bens Cambial e Tributária (RERCT-Geral).
A participação é voluntária e inclui o pagamento de multa, mas é recomendável, segundo especialistas, para evitar complicações com a Receita no futuro.
O que é o RERCT-Geral?
O RERCT-Geral, instituído pela Lei n.º 14.973, de 16 de setembro de 2024 (artigos 9º a 17), foi criado para facilitar a declaração e regularização de ativos não declarados ou declarados de forma incorreta.
Programa inclui também bens mantidos no Brasil.
Ele oferece aos contribuintes a oportunidade de regularizar sua situação fiscal. O pagamento pelo Regime será de imposto de renda de 15% sobre o valor dos ativos, e multa de 100% sobre o imposto, totalizando 30% de recolhimento.
Salgueiro 80 anos
Começaram a circular os convites para a comemoração, no dia 14 de novembro, dos 80 anos de idade de uma das figuras mais queridas e admiradas desta cidade: o vitorioso empresário José Carlos Salgueiro.
A comemoração, em grande estilo, será na Casa Almendra, no Calhau, a partir das 20h30.
O convite é assinado pela esposa Rosimar Guimarães Salgueiro e os filhos.
Reggae no 98 Records
A alma blueseira, o reggae raiz e o charme da bossa nova, junto ao groove da cadência rítmica única existente na musicalidade da Ilha está presente no show de pré-lançamento, para convidados, do projeto audiovisual “Bossa Reggae’N Blues”, de Fauzi Beydoun, que acontece nesta sexta-feira, 01, às 19h, no estúdio 98 Records (Rua Maruim, quadra 9 - casa 15 - Calhau).
No palco, Fauzi Beydoun estará acompanhado por notáveis músicos maranhenses, com direção musical de Moisés Mota, e apresentará boas histórias à plateia e um repertório recheado por doze músicas inéditas, como “Follow the flow”, que em breve estará disponível nas plataformas digitais.
“Bossa Reggae’N Blues” é um projeto que pretende atender todas as demandas do atual mercado fonográfico, sendo um ponto de intersecção entre a carreira de Fauzi Beydoun no Brasil e no exterior.
Para gravar na pedra:
“As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente”. De Anne Sullivan.
TRIVIAL VARIADO
Unafisco sugere taxar lucros e dividendos em 5% para compensar a isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Gastos dos brasileiros com viagens ao exterior atingiram US$ 1,3 bilhão em setembro, um crescimento de 5,9% em relação a 2023.
“Quem ganha com essa decisão é o Brasil”. Disse José Dirceu, ex-ministro, sobre a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações do petista assinadas pelo então juiz Sergio Moro, na Lava Jato.
A região Norte foi a única do País onde não houve queda do índice de confiança, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), em outubro, segundo estudo divulgado ontem pela Confederação Nacional das Indústrias.
No Nordeste, incluindo o Maranhão, foi onde a queda foi maior, um ponto; no Sul, a redução foi de 0,8; no Centro-Oeste, 0,6; e no Sudeste, 0,5 ponto.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu em 18 dos 29 setores da indústria, em outubro.
Senado aprova projeto de lei que dispensa de reavaliação periódica os aposentados com incapacidade permanente.
Juros médios do crédito rotativo atingiram 438,4% no mês de setembro. Este é o maior patamar desde dezembro de 2023.
Novembro: o penúltimo mês do ano terá três feriados nacionais: Finados (dia 2); Proclamação da República (dia 15); e Consciência Negra (dia 20).
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira