SÃO LUÍS – O maior evento de música autoral maranhense da atualidade retorna para a sua segunda edição. No dia 14 dezembro, no The Rock SLZ, localizado no Centro Histórico, o Festival Garagem Alterna reúne dez atrações que fizeram parte das entrevistas do podcast. Com artistas que vão do hip hop ao hardcore, passando pelo blues e pop, o evento é uma experiência criada para mostrar a potência e diversidade da música autoral do Maranhão ao público.
Os ingressos são limitados e o primeiro lote, com 50 unidades, já estão disponíveis para venda no site Sympla. No ano passado, o festival contou reuniu centenas de pessoas para celebrar o cenário independente da música da capital maranhense. Veja um resumo da festa:
Nesta reportagem você vai conhecer um pouco mais sobre as atrações do evento. Uma festa produzida para reunir as mais diversas tribos e várias gerações do underground maranhense. Entre na Garagem Alternativa e seja um aliado da música autoral maranhense. Confira:
Dann
Um dos mais jovens artistas da cena do rap maranhense, o rapper Dann está na estrada desde os 11 anos e recentemente lançou seu mais novo trabalho, o álbum "Love Hurts", aos 16 anos. Dann aposta no subgênero trap e esse seu novo trabalho traz nove faixas e tem a produção de Adnon Soares, pai do artista. Com uma estória atrativa e construção lírica sensível, “Love Hurts” é mais um lançamento feito pela Upaon Mundo, selo maranhense do qual Dann faz parte.
Geoh Nolasco
Expoente da nova geração do trap feminino da cidade, Geoh está mais uma vez na line do festival pra levar ao palco seu trampo original e agressivo em seu posicionamento emponderado. A cantora lançou recentemente a música "Dona do Jogo", um trap vibrante, que apresenta uma protagonista confiante e determinada.
Eduardo L
Ainda na pegada rap do line-up do Festival Garagem Alternativa, Eduardo L vai levar ao palco músicas que vão do trap ao boombap. Com oito músicas lançadas, o rapper maranhense tem seu mais novo lançamento na pista: o som “Mindset”, no qual ele trabalha com dispositivos de buscas à autoestima, poder interno e a capacidade que cada um tem de reinventar. Ele apresentará neste evento o seu show “Meu Mundo”.
Marco Gabriel
Fechando o line do rap no festival, Marco Gabriel Emenike chega com um show pesado de boombap trazendo o que ele tem de melhor nos seus três EP's e no álbum chamado “A Lenda Viva de Narciso Preto”. Ator, rapper e ativista, Marco Gabriel é um dos principais nomes da sua vertente e nos próximos meses vai lançar seu segundo disco, o “A Sociedade do Código de Barras”.
Basttardz
A Basttardz dispensa comentários. Com seu hardecore/crossover, a banda laçou recentemente o single “Nota de Repúdio”, que vai estar no repertório, desse show, assim como as principais faixas do grupo como “Fogo na Zona Sul”, “Brasil com Z” e “Agrotrash”. Música e protesto não vai ficar faltando se depender dos bastardos maranhenses. A banda foi fundada em São Luís, em 2020 e conta com influências musicais de nomes como Ratos de Porão, Planet Hemp, Rage Against The Machine e Suicidal Tendencies. O quarteto une em suas composições o peso do hardcore com a linguagem urbana do hip hop nacional.
Continua após a publicidade..
Desdemona ETC
A Desdemona Etc. chega ao evento para mostrar o seu rock alternativo autêntico e uma apresentação energética no palco. A dupla Orlando Ezon (guitarra e vocais) e Hugo Rangel (guitarra) lançou recentemente uma regravação do single “Brinquedo”. A banda Desdemona esta desde 2016 na estrada e já lançou o EP Etc (2017) e os singles Seda (2017), Desdém (2019), Em Todo Contexto (2020) e o EP Dance Nebulosa.
Altas Doses
Uma mistura de rock, blues e poesia, a banda Altas Doses debuta no Festival Garagem Alternativa. Fundada em 2014, o grupo foi fundado pelo guitarrista Jacob Viana e o baterista Wyta Guilherme. Eles já lançaram o Ep "É Tudo Tão Blues" e, com uma década de atividade, estão com um show especial, que vai ser apresentado no festival.
A Causa
Chegando no momento mais pesado do festival, A Causa vai botar o chão para tremer com bastante hardcore, rap e metal. O último trabalho do quarteto foi o single "Pressa e Calma", lançado neste ano de 2024. Com letras fortes, A Causa vai dar aquela pitada de energia que toda boa festa tem que ter.
Beto Ehong
Se as bandas de rock trazem o lado pesado da festa, Beto Ehongue e banda levarão ao palco um som mais dançante, marcado, regional, mas cheio de boas letras e flow apurado. Beto tem quatro álbuns lançados e uma série de singles, que ele selecionará a dedo para seu repertório. Com certeza, “Maria de Jesus”, um dos maiores sucessos do artista será ouvido pelo público.
Alladin
Responsável pela dicostecagem do festival e no gerenciamento de palco, além de comandar as pick-ups nas apresentações do rap, o Dj e produtor Alladin é nome certo nesta edição do festival Garagem Alternativa. No seu set, Alladin com certeza trará muita música maranhense, música eletrônica e bastante regionalidade.
Afroprata
No clima do drill, a rapper Afroprata, de 21 anos, é um dos expoentes do seguimento em São Luís, com participações em festivais e rodas de rimas da capital. Afroprata tem lançado o single “7 Velas” em todas as plataformas de streaming. A artista aborda em suas letras as dificuldades da mulher na cena do Hipp Hop, a luta contra o machismo e combate ao racismo.
Saiba Mais
- VÍDEO: Festival Garagem Alternativa mostra a potência e diversidade da música autoral do Maranhão
- Na Mira relembra episódios com atrações da 2ª edição do Festival Garagem Alternativa
- 1ª edição do Festival Garagem Alternativa celebra música maranhense; veja vídeo
- Veja imagens da primeira edição do Festival Garagem Alternativa
- Festival Garagem Alternativa festeja a música autoral maranhense com sucesso de público
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.