PH: Dezembro com enlaces matrimoniais
E mais: Coleção “Luzes de Saint Louis” de Betto Pereira
NESTA edição do PH Revista estão em destaque na Capa, o casamento ao pôr do sol de Maria Eduarda e Rafael Camara (vistos com as avós Beatriz Andrade e Edite Andrade); na foto principal, Valéria dos Santos Costa e Caio Muniz Soares, protagonistas de uma das mais belas e prestigiadas cerimônias de casamento realizadas este ano em São Luís, oficiada pelo Pe. Heitor Moraes; e também a presidente do Educandário Santo Antonio, Fátima Bezerra Saboya festejando o sucesso do chá em benefício daquela instituição
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-------------------------------------------------------------------
Poucos têm estilo. Estilo é a diferença
Uma das palavras mais em moda é “estilo”. Mas, estilo não é um simples modismo. Estilo é um valor permanente. E, por isso, é um conceito atualíssimo. Nos anos 1980 (quando estilo já era uma onda) Charles Bukowski lançou uma definição de estilo que ficou célebre no filme “Crônica de um amor louco”, recitada por Ben Gazzara. Vale lembrar a definição de Bukowski:
“Estilo. Estilo é a resposta para tudo. É um jeito especial de fazer algo tolo ou formidável. Antes fazer algo tolo com estilo do que algo formidável sem estilo. Fazer algo formidável com estilo é Arte. Fazer amor pode ser arte. Abrir uma lata de sardinhas pode ser arte. Poucos têm estilo. Poucos sabem manter um estilo.
Há cães com mais estilo do que homens. Embora poucos cães tenham estilo. Gatos têm mais.
Quando Hemingway estourou os miolos, isso foi estilo. Há gente que dá estilo ao que faz. Joana D'Arc tinha estilo. João Batista, Jesus, Socrates, César, Garcia Lorca.
Estilo é a diferença. Um jeito de fazer, um jeito de se fazer. Seis garças imóveis na beira de um lago. Ou você, saindo nua do seu banho... sem me ver.
Mulheres é que se pega pela cintura
Com a proximidade das festas de fim de ano, começa a corrida pelas bebidas das festas. Questão cultural: mesmo algumas pessoas que não têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas, se permitem ao menos um cálice para os brindes fim de ano.
Vale tudo: até cerveja em cálice de champagne. Apesar do prestígio dos champagnes e espumantes, crescem as vendas de vinho tinto, pelas suas qualidades terapêuticas: o vinho tinto que, além de ajudar na prevenção de problemas cardíacos, hipertensão e câncer, segundo um amigo meu, “é uma espécie de habeas corpus médico para o consumo do vinho”.
E o vinho branco? Esquecidos por causa da valorização dos tintos, os vinhos brancos resistem: uma bebida perfumada, levemente ácida, quase gelada, o cálice suando com pequenos pingos que escorrem, a cor de palha esmaecida e seus reflexos que brilham. Vinho branco é leve, elegante e saudável. Combina com tardes alegres e noites promissoras...
Na hora de beber, o certo é pegar o cálice pela haste. E a garrafa? Como é que se pega uma garrafa para servir um vinho? Segundo o grande escritor inglês Somerset Maughan, garrafas a gente pega pelo gargalo. Mulheres é que se pega pela cintura.
A idade do vinho
Diz a sabedoria popular que um vinho, quanto mais velho, melhor. A afirmação, apesar de polêmica, se mantém como a maior dúvida dos apreciadores. Comprar um vinho da década de 90, 80 ou já ir direto às colheitas mais jovens. É sempre o dilema na hora da compra. Afinal, o que se deve entender por um vinho realmente antigo? Safra, estilo, terroir, produtor, guarda, tudo isto deve ser considerado nesse momento.
O conceito de vinhos velhos valerem milhares de dólares surgiu com as grandes safras dos vinhos de Bordeaux. Além de serem cobiçados como joias, seus melhores exemplares, quando jovens, são bastante rústicos. Uma boa vindima, com clima quente e chuvas moderadas, além de um bom terroir, traz vinhos densos, potentes, polifenóis bem presentes. Isto faz com que estes vinhos, bem como um Brunello di Montalcino, um Gran Reserva da Rioja ou um clássico do alto Douro, precisem de anos para mostrar o seu melhor potencial.
A idade do vinho...2
O tempo auxilia os taninos a amaciarem, os aromas a evoluírem, trazendo o equilíbrio e a persistência. A acidez é fator fundamental. Ela garante a vida longa, atua como um protetor natural dos vinhos. Um bom Barolo é marcante pela acidez, dura mais de 30 anos, é uma verdadeira exceção. No dia-a-dia, vale considerar critérios básicos: brancos são excelentes jovens. Quanto mais recente a safra, melhor. Tintos básicos do Novo Mundo, como a maioria dos chilenos, dos brasileiros ou dos argentinos que encontramos em supermercados, ficam muito bons com dois ou três anos após a colheita.
Espumantes não devem ser estocados e sim bebidos assim que adquiridos. Vale comprar em locais onde as garrafas estejam bem armazenadas, buscar referências sobre as safras em ofertas e provar. Afinal, ninguém melhor que o próprio apreciador para conhecer seu gosto pessoal e definir o quanto guardar.
DE RELANCE
Citações gastronômicas
Nem Harry Poter, nem Código da Vinci, nem qualquer livro de autoajuda. O maior fenômeno do mercado editorial recente, é A Miscelânea Original de Schott, de Ben Schott. Tudo começou por acaso, com esse jovem jornalista e publicitário.
No Natal costumava fazer, para clientes e amigos, um livrinho com informações, segundo ele, “necessárias a qualquer momento” – como os 12 trabalhos de Hércules, o alfabeto do código Morse, as vozes dos animais, o cardápio do jantar da primeira classe do Titanic, indicações de como vestir um sári (traje típico indiano).
Deu-se, então, que um dos exemplares foi parar na editora Bloomsburry – a mesma de Harry Poter. E seu diretor, tanto gostou, que resolveu publicar. Sucesso absoluto na Grã Bretanha e também, com pequenas adaptações, em outros países. Mas sempre conservando o padrão gráfico original – simples, pequeno, lembrando um livro antigo.
Citações gastronômicas...2
Depois Schott lançou A Miscelânea de Esportes e Jogos e A Miscelânea da Boa Mesa. Este último, acabamos de receber de presente de um amigo que veio de Portugal e encontrou uma tradução em português.
O livro, que recomendo, entre outras coisas fala de alimentos da Bíblia, explica a origem de algumas receitas, descreve a cerimônia do chá no Japão, e também refere frases de gente famosa, sobre alimentos.
Citações gastronômicas...3
Transcrevo a seguir algumas frases do livrinho:
“Pode-se ser um determinista pessimista antes do almoço e um otimista que acredita no livre-arbítrio depois” (Aldous Huxley)
“Como se pode governar um país que tem 246 tipos de queijo?” (Charles de Gaulle)
“Quanto mais pobre é um lugar, maior parece ser a demanda por ostras. Veja só, senhor, aqui há uma barraca de ostras a cada seis casas – a rua está cheia delas. Macacos me mordam se eu não achar que, quando empobrece muito, um homem sai correndo de casa para comer ostras por puro desespero” (Charles Dickens)
“De todos os pecados mortais que a humanidade pode cometer, o quinto parece ser o que menos lhe pesa na consciência e menos remorsos lhe causa” (Grimod de La Reynière)
Citações gastronômicas...4
“O vinho traz à luz os segredos ocultos da alma” (Horácio)
“A guerra contra a fome é a verdadeira guerra de libertação da humanidade”. (John F. Kennedy)
“Já aprendeu a trinchar direito? Porque é um absurdo não saber trinchar ... Você se empenha em trinchar a carne com desenvoltura e delicadeza, sem passar meia hora lutando contra um osso, sem salpicar de molho os companheiros e sem derramar os copos no bolso de seu vizinho” (Lorde Chesterfield)
“Se não têm pão, que comam brioche! (Maria Antonieta).
Continua após a publicidade..
“Um exército marcha com seu estômago” (Napoleão Bonaparte)
“Só os chatos são brilhantes no café da manhã”. (Oscar Wilde)
“Se Deus quisesse proibir que bebêssemos, por que teria feito o vinho tão bom?”
(Richelieu).
Citações gastronômicas...5
“Se música for alimento para o amor, continuai tocando; de tal modo que, ouvindo-a em excesso, possa saciar o apetite, adoecer e assim morrer”. (Shakespeare)
“Para comer em Londres, deve-se tomar o café da manhã três vezes por dia” (Sumerset Maugham)
“Planeja-se melhor em torno de uma toalha branca do que de uma mesa de conselho” (Talleyrand).
“Devo assinalar que minha regra de vida prescreve como um ritual absolutamente sagrado fumar charutos e também tomar bebidas alcoólicas antes, depois e, se necessário, durante as refeições, e nos intervalos entre elas”. (Winston Churchill)
Só para lembrar, na Segunda Guerra, Churchill bebia bem e fumava 125 charutos por dia. Mas apesar de tanta fumaça, e de tanto álcool, viveu 91 anos de boa vida. Talvez por conta da comida.
Vagas de estágio estão abertas
Mais de 76 mil vagas de estágio estão abertas em todo o País até janeiro de 2025, de acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Os cursos com mais vagas são administração, direito, marketing, contabilidade, comunicação (publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo e outros), construção civil, tecnologia e os da área da saúde.
O Nordeste, inclua-se aí o Maranhão, contabiliza 25 mil oportunidades de estágio e lidera o ranking nacional, seguido do interior de São Paulo (17 mil) e da capital paulista (16 mil).
O Centro-Oeste tem 5,3 mil oportunidades e o Distrito Federal, 4,1 mil.
Deduções da previdência privada
Termina no dia 31 o prazo para quem tem previdência privada PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) pagar menos Imposto de Renda em 2025 ou aumentar a restituição. Vale para quem faz a declaração completa. É possível fazer um aporte extra agora e aumentar a dedução, que pode chegar a 12% da renda tributável do contribuinte, o que reduz a base de cálculo do tributo.
- Por exemplo, se uma pessoa está na alíquota de 27,5% do Imposto de Renda e realiza um aporte de R$ 10 mil no PGBL com essas condições acima, economiza R$ 2.750 de imposto na declaração – diz uma planejadora financeira.
Fazendo isso, pagará imposto apenas no resgate do valor do plano. Até lá, o dinheiro fica rendendo para você e não tem o chamado "come-cotas", quando se paga obrigatoriamente o tributo em fundos de investimento, diminuindo a base da rentabilidade.
Outro benefício ainda é reduzir a alíquota de IR no longo prazo para quem adota a tabela regressiva.
“Cashback” e “split payment”
O termo cashback, criticado por ser em língua estrangeira, é muito usado no comércio para designar desconto pós-compra – ou, simplesmente, devolução, portanto bastante conhecido do público em geral.
Na regulação aprovada no Senado, o que ficou foi uma devolução de impostos embutidos nas contas de internet e telefonia para famílias com renda de até meio salário mínimo (R$ 706) por integrante.
O split payment é mais complexo, tanto no conceito quanto na aplicação. Na prática, significa que, quando um consumidor paga por um produto ou serviço, o valor referente ao imposto é separado do total e enviado diretamente ao fisco, sem passar pelo caixa do fornecedor.
Um dos objetivos do mecanismo é reduzir inadimplência, sonegação e fraude – do tipo recolhe e não repassa.
É preciso transparência
A notícia de que o presidente Lula teria de se submeter a uma nova intervenção assustou os brasileiros que torcem pela sua recuperação ou simplesmente detestam as aves de mau agouro.
Em instantes, virou manchete de todos os sites de notícias, porque ninguém tinha dito, desde a internação, que esse procedimento pudesse ser necessário.
É importante que todas as informações sobre a saúde do presidente sejam dadas com absoluta transparência. O mesmo vale para senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores.
Quem se elege pelo voto popular deve satisfação a seus eleitores. Médicos e hospitais têm o dever ético de respeitar a privacidade dos pacientes, mas cabe ao governo (ou às próprias autoridades) autorizar a divulgação de informações precisas.
Para escrever na pedra:
“Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia”. De Santo Agostinho.
TRIVIAL VARIADO
Está disponível nos centros e clínicas particulares de vacinação do Brasil a vacina Prevenar 20, desenvolvida pela Pfizer.
O imunizante é indicado para prevenção das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, a principal causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, afetando todas as faixas etárias.
Nova pesquisa: longevidade humana extrema em algumas áreas do planeta é farsa, diz Saul Justin Newman, da University College London.
Mundo remodelado: além da IA, sensores avançados e biotecnologia terão grande importância em 2025, diz a futurista americana Amy Webb.
Transações: transferências de recursos e pagamentos feitos por meio do Pix somaram R$ 11,9 trilhões no 1º semestre deste ano.
Visitantes: o Brasil recebeu 5,967 milhões de turistas estrangeiros até novembro deste ano, superando o total de 2023.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira