PH: José Carlos Salgueiro de volta à Granorte
E mais: 10 anos da TV UFMA
O risco de a COP30 ser para poucos
A apenas 10 meses da realização da COP30, chama a atenção os preços exorbitantes para hospedagem em Belém, a capital paraense que irá sediar a conferência sobre mudanças climáticas na Amazônia. Esse será o maior evento internacional no Brasil neste ano, um desafio logístico, político e diplomático para o país.
Belém e região metropolitana dispõem de 17,7 mil leitos de hotel. Muitos já estão ocupados ou ainda não estão aceitando reservas. Com a inauguração de três novos hotéis, a capacidade deve chegar a 22 mil. Além disso, o governo vai transformar escolas em hostel, e dois transatlânticos vão ficar na área do porto para alojamento.
É justo que os moradores de Belém anseiem por uma renda extra diante de um evento internacional, mas, a se confirmarem esses valores, corre-se sério risco de a COP da Amazônia, a primeira em um país democrático depois de três conferências em nações autoritárias, se transformar em um evento para poucos.
Filho de Jango com Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu a visita de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente gaúcho João Goulart - o Jango, que durante muito tempo residiu em São Luís e possuía uma fazenda em Presidente Dutra.
O registro do encontro foi compartilhado pelo venezuelano nas redes sociais.
Durante a visita, Maduro recebeu uma carta assinada pela viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, que se tornou minha amiga quando o filho morou em São Luís, onde ela cita “pontos de convergência” entre o governo bolivariano e o de João Goulart.
“Jango, como todos o conheciam, não deixaria de identificar os inúmeros pontos de convergência existentes entre a Revolução Bolivariana, iniciada pelo presidente Hugo Chávez, e o seu programa de governo, capitulado pelas reformas de base”, afirmou a carta. _
Mais professores
Para evitar um apagão de professores no futuro, o Ministério da Educação (MEC) lançou ontem um pacote de medidas para estimular os jovens a seguirem a carreira do magistério.
Batizado de Mais Professores para o Brasil, o programa contempla o pagamento de uma bolsa de R$ 1.050 mensais para estudantes de licenciaturas que entrarem a partir deste ano pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Em um longo discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou números preocupantes sobre a situação das escolas, com falta de professores com formação adequada, o que compromete o desempenho dos alunos.
E anunciou medidas para qualificar a seleção dos alunos que entram nas universidades e dos professores que se candidatam a uma vaga nas redes públicas estaduais e municipais.
Mais professores...2
Camilo anunciou que, respeitando a autonomia dos municípios e dos Estados, todos poderão aderir ao plano e buscar professores no banco de dados do MEC, que usará o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) como prova inicial de seleção.
O programa Mais Professores também vai oferecer oportunidades de aperfeiçoamento para quem já está na carreira, seja em cursos de formação continuada, seja em pós-graduações.
Para os professores que já estão em sala de aula, Camilo anunciou um projeto de letramento digital e a entrega de 100 mil notebooks por ano, para que cada mestre tenha o seu próprio computador.
Municípios remotos
A exemplo do Mais Médicos, o governo vai estimular a ida de educadores para municípios remotos do país, que tenham falta de docentes. A esses será paga bolsa mensal de R$ 2,1 mil, além do salário oferecido pelos municípios.
Será oferecido a todos os professores que se interessarem um cartão de crédito do Banco do Brasil, sem anuidade e com possibilidade de acúmulo de milhas.
Para contribuir com o lazer dos professores, o Ministério do Turismo vai firmar convênio com a Associação Brasileira de Hotéis, prevendo desconto em qualquer hotel do Brasil.
Eleição de Tancredo Neves
Depois de 21 anos de ditadura militar, há 40 anos o Brasil voltava a ter um civil eleito presidente da República. Não era ainda a eleição direta, mas a votação de 15 de janeiro de 1985 marcou o início da Nova República. Em nome de 60 milhões de eleitores, 675 homens e 11 mulheres escolheram o sucessor do presidente João Figueiredo.
Os candidatos Tancredo Neves (PMDB) e Paulo Maluf (PDS) disputaram os votos do Colégio Eleitoral, formado por 69 senadores, 479 deputados federais e 138 delegados estaduais.
Naquela terça-feira, antes do início da votação, o presidente do PMDB, Ulysses Guimarães, discursou em defesa da candidatura de Tancredo. Maluf defendeu o próprio nome para a Presidência do Brasil. No Congresso Nacional, o voto era aberto, declarado diante de todos.
Eleição de Tancredo Neves...2
Às 11h35min, o deputado João Cunha (PMDB-SP) foi o 344º a gritar o nome de Tancredo Neves, garantindo os votos para a vitória. O presidente do Congresso Nacional, senador Moacyr Dalla, oficializou o resultado às 12h30min. Tancredo conquistou 480 votos e Maluf somou 180 votos. O Colégio Eleitoral teve ainda 26 abstenções e ausências.
O futuro presidente do Brasil tinha a missão de resolver graves problemas, como inflação, dívida externa e desemprego. Na comemoração, Tancredo pediu “que todos rezem por mim, para que eu possa corresponder às esperanças do povo e fazer um grande governo”.
Como sabemos, o ex-governador de Minas Gerais não conseguiu assumir a Presidência do Brasil. Na noite de 14 de março de 1985, véspera da posse, foi hospitalizado para tratar de dores abdominais. O vice-presidente, José Sarney (PMDB), foi empossado.
Tancredo morreu, aos 75 anos, em 21 de abril de 1985. E o maranhense José Sarney exerceu o mandato por cinco anos.
Continua após a publicidade..
DE RELANCE
2025: 10 anos da TV UFMA
Em outubro deste ano, a TV UFMA completa 10 anos e já começou o mês de janeiro com novidades.
Até o dia 7 de março, das 10h às 12h, a criançada vai poder aproveitar as férias escolares com a “Janelinha TV UFMA”, a nova faixa de programação infanto-juvenil do seu canal de ideias, de caráter educativo, cultural e inclusivo.
Com a “Janelinha TV UFMA”, a emissora reafirma seu compromisso com a educação, a inclusão e a valorização da cultura brasileira, oferecendo uma programação inovadora e diversificada para o público infanto-juvenil.
Ao longo de 2025, a TV UFMA continuará a expandir suas parcerias e conteúdo, fortalecendo seu papel como um veículo de comunicação que inspira, educa e conecta diferentes gerações.
Prepare-se para abrir essa janelinha e descobrir um mundo repleto de aprendizado, diversão e criatividade.
“As Aventuras de Palita”
A “Janelinha TV UFMA” começou na última segunda-feira, 13. Educativa, cultural e inclusiva, a faixa marca a estreia da primeira série infanto-juvenil do Maranhão,
“As Aventuras de Palita”, um projeto que nasceu nos palcos teatrais, chega agora às telas, unindo arte circense e palhaçaria.
Com roteiro leve e inspirador, a série aborda temas como inclusão e diversidade, promovendo valores importantes para a formação das crianças.
“As Aventuras de Palita” estreia nesta sexta-feira, dia 17, às 10h, com reprises às segundas e quartas.
“Máscaras Artesanais do Carnaval”
“Ulá, lá, eu te conheço Carnaval”! O universo cultural do fofão, a mais tradicional personagem do Carnaval de rua do Maranhão, estará em exposição na Galeria Trapiche.
A mostra ‘Fofão Maranhense: Máscaras Artesanais do Carnaval’, idealizadas e produzidas pelo artista visual Dalton Costa, será aberta ao público na segunda-feira, 20 de janeiro, às 17h, na galeria, na Avenida Dom Pedro II, nº 241, no Centro Histórico de São Luís.
Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, e aos domingos, das 10h às 14h. Os criativos trabalhos artísticos ficarão expostos até 10 de março deste ano.
A mostra é uma excelente oportunidade para quem quiser adquirir a sua máscara de fofão e cair na folia.
Margareth em São Luís
É grande a expectativa em São Luís para o show, já confirmado para o dia 8 de fevereiro, da cantora Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura do Brasil
A artista baiana desembarca em São Luís no dia 8 de fevereiro para um show especial na área da piscina do Rio Poty Hotel, juntamente com uma ala da bateria da Escola de Samba Mangueira, do Rio.
A Mangueira nunca decepciona nos esquentas. Lindo ver uma escola que se entrega em cada ensaio, nota, movimento e batida.
Duas atrações de peso estão confirmadas para abrir a programação da tarde/noite do dia 8, com início às 17h: o Marabloco, da Escola de Samba Marambaia, campeã do Carnaval maranhense, e o Bicho Terra.
Para escrever na pedra:
“Mandei lustrar os instantes do tempo/ rebrilhar as estrelas, lavar a Lua com leite e o Sol com ouro líquido/ Cada ano que se inicia, começo eu a viver”. De Clarice Lispector.
TRIVIAL VARIADO
No aniversário de São Paulo, que acontece no dia 25 de janeiro, os paulistanos terão a chance de conferir uma sessão gratuita do filme Ainda Estou Aqui.
Segundo o jornal Estadão, se trata de uma parceria da Spcine com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e acontecerá no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Em um Brasil carente de heróis, 2025 promete ser pródigo: depois da atriz Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro, o tenista João Fonseca começa a elevar nossa autoestima após anos de seca.
Os preparativos para o 37º Almoço de aniversário do PH Revista em clima de Carnaval já estão bem adiantados. E o tema da festa deste ano já está escolhido: “As Mil e Uma Noites”.
Ou seja: será uma tarde/noite inspirada na rica cultura árabe, que tem raízes fortes no Maranhão, para celebrar os 46 anos de circulação do mais antigo caderno de variedades da imprensa brasileira, ainda em circulação.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira