Cultura

Circuito cearense “Barracons” estreia no Maranhão nesta segunda (31), com oficinas e espetáculos gratuitos

A produção passará pelas cidades de São Luís e Alcântara entre os dias 31 de março e 7 de abril, com programação voltada para crianças, adolescentes e adultos.

Na Mira

Atualizada em 31/03/2025 às 15h05
As ações de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” iniciam nesta segunda. Foto: Divulgação
As ações de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” iniciam nesta segunda. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – Seis dias de programação gratuita, com oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e espetáculos voltados para crianças, adolescentes e adultos. Assim será a circulação do coletivo “No Barraco da Constância tem!”, de Fortaleza (CE), pelo Maranhão, com a temporada de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento”, com diversas ações nos municípios de São Luís e Alcântara, entre os dias 31 de março e 7 de abril – com produção executiva da Flutuante (CE) e incentivo da Política Nacional das Artes – Bolsa Funarte 2024.

Após passar pelas cidades de Juazeiro do Norte e Crato, ambas no interior do Ceará, e também em Recife e Olinda, em Pernambuco, o circuito chega em terras maranhenses na terceira e última etapa do projeto, com a proposta de apresentar ao público infanto-juvenil, mas também aos adultos, diversas atividades artístico-culturais, que convidem todos a interagir sobre as novas possibilidades do brincar, do dançar e, ainda, do fazer artístico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As ações de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” iniciam nesta segunda-feira (31), com a apresentação gratuita da intervenção artística “Malsãs e Delirantes”, na Praça Valdelino Cécio, localizada na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís (em frente ao Chão SLZ), a partir das 17h.

No dia seguinte, dia 1º de abril, a peça terá novas sessões – desta vez, no município de Alcântara, na Praça Largo do Rosário, na Rua do Cemitério (Alcântara/MA), às 17h; e na Praça da Matriz, na Rua das Mercês, nº 526, a partir das 18h.

Com classificação indicativa livre e aberto a todos os públicos, “Malsãs e Delirantes” é uma intervenção artística que se apresenta como uma dobra sobre si mesmo, onde se desdobra o tempo em êxtase tremulante. Durante sua exibição, forças invisíveis evocam novas geometrias das ruínas de um brinquedo, fazendo da cidade um campo de festa.

Continua após a publicidade..

Programação

Ao longo de seis dias de programação, a temporada de “Barracons: circulação em residência e compartilhamento” contará com outras ações, como: a apresentação do espetáculo “Mystura Tropykal”; da oficina coreográfica de composição “Brinquedos para Inventar Jogando”; da oficina de dança e movimento com crianças “Jogos para Inventar Brincando”; e a roda de conversa “Redes de articulação da Dança no Nordeste”.

O circuito conta com produção executiva de Juliana Tavares, da Flutuante Criação, Formação e Produção Cultural. Honório Félix e William Pereira Monte são os realizadores da intervenção artística “Malsãs e Delirantes” e do espetáculo “Mystura Tropykal” – neste último, juntamente com Ariel Volkova.

A programação conta, ainda, com diversos artistas convidados na residência artística, como Dinho Araújo (Maranhão), Elilson (Pernambuco), Érica Zíngano (Ceará), Isadora Ravena (Ceará) e Vitor Cozilos (Ceará).

Para mais informações, acesse o Instagram do coletivo “No barraco da Constância tem!”, no link: https://www.instagram.com/barracons/.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.