ALCÂNTARA - A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, na noite desta segunda-feira (22), uma nota oficial sobre a explosão do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, ocorrida cerca de 50 segundos após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. De acordo com a FAB, o foguete apresentou uma anomalia, caiu e bateu no solo, logo após iniciar a sua trajetória vertical.
Saiba mais:
Foguete coreano explode após lançamento em Alcântara
VÍDEO: Veja o momento do lançamento do foguete comercial em Alcântara
Confira como foi a transmissão do lançamento do foguete em Alcântara
Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local onde o foguete caiu, dentro da área do CLA, para analisar os destroços e a área de colisão.
"Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial", diz a FAB.
As equipes técnicas da Innospace, por sua vez, estão atuando na análise dos dados e na apuração das causas do incidente, em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação.
Saiba Mais
- Foguete lançado em Alcântara se dividiu em partes após falha, diz Innospace
- Foguete comercial lançado de Alcântara: o que se sabe e o que falta esclarecer
- ‘Chance de êxito no primeiro tiro é baixa’, diz professor do MA sobre foguete que explodiu em Alcântara
- Investigação apura explosão de foguete em lançamento histórico no Centro de Lançamento de Alcântara
- CEO pede desculpas após explosão de foguete comercial lançado de Alcântara
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.