BACABAL – De acordo com dados divulgados na noite de ontem (23), o Maranhão teve 95,44% do rebanho vacinado contra a febre aftosa entre 1° de maio e 10 de junho deste ano. Esse período compreende a primeira etapa de uma campanha de vacinação contra a doença. A informação foi prestada durante um evento de comemoração da zona livre internacional de febre aftosa com vacinação, que ocorreu no município de Bacabal (MA).
Durante a primeira etapa da campanha, foi possível atualizar os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). O órgão registrou um aumento de 124.331 animais no Estado, totalizando cerca de 7,5 milhões de bovinos e bubalinos. A Aged registrou, ainda, que o rebanho leiteiro do Estado, composto de 763.343 animais, produz cerca de 500 milhões de litros de leite anualmente.
Continua após a publicidade..
Desde maio deste ano, o Maranhão é considerado zona livre internacional de aftosa, classficação obtida a partir de auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização Mundial de Saúde Animal.
Saiba Mais
- Prorrogada a vacinação contra a aftosa no Maranhão
- MA pode ficar livre da aftosa sem vacinação em 2024
- Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 30 de junho no Maranhão
- Começa a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Maranhão
- Prazo para comprovação de vacina contra aftosa vai até dia 15
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.