BALSAS – A Prefeitura de Balsas decretou situação de emergência no município por causa da estiagem. A falta de chuvas já compromete grande parte da produção de grãos para esta safra. Dos 600.000 hectares que eram esperados para o plantio deste ano, mais da metade dos agricultores já plantaram e perderam o plantio pela falta de chuvas.
Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Luís Rocha Filho, a estiagem tem comprometido os mananciais do município, faltando água de boa qualidade para o consumo humano e animal, bem como para a produção agrícola.
“Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para, no âmbito de suas competências, envidar esforços no sentido de apoiar as ações de desastres e reabilitação do cenário”, diz o documento.
O decreto autoriza, ainda, a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas ao desastre e facilitar as ações de assistência à população afetada. As ações devem ser coordenadas pela Defesa Civil municipal. O decreto tem vigência durante 90 dias.
Saiba Mais
- Município de Presidente Sarney obtém o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem
- Corpo de Bombeiros lança alerta sobre cuidados no período de estiagem
- Estiagem causa danos à rebanhos, plantações e reservas florestais
- Investimento de R$ 82,5 mi garante água para produção familiar
- Governo federal reconhece estado de emergência em três cidades do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.