Alunos do curso de Agronomia da Uema participarão da AgroBalsas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

SÃO LUÍS - Uma caravana composta por 44 pessoas, sendo 12 professores e 32 alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), vai participar efetivamente daquele que é considerado um dos maiores eventos do “agrobusiness” brasileiro e o mais importante do Maranhão – o AgroBalsas.

A concorrida mostra será realizada no período de 29 de maio a 03 de junho deste ano, na cidade de Balsas-MA, e deverá movimentar a marca de aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.

Tendo consciência da importância do evento, a direção do Centro de Ciências Agrárias-CCA, que tem como diretor o engenheiro agrônomo e professor Benedito Gonçalves Lima, designou uma comissão composta pelo diretor do Curso de Agronomia-CA, professor Hamilton de Jesus Almeida (presidente) e como membros os alunos Alexandre Carneiro da Silva (7º período) e Carlos Henrique Lopes Lima (6º período), diretores da Empresa Júnior de Agronomia- EJAGRO, para organizar a caravana da agronomia uemiana, com está sendo chamada, e se fazer presente no AgroBalsas/2005.

Nesse sentido, visando à participação desses profissionais da Uema na importante feira, a comissão elaborou um projeto executivo bem detalhado, contemplando a participação tanto de alunos como de professores, como já dissemos, e não tem medido esforços para que tudo saia dentro do que está sendo planejado. E esse projeto de apoio logístico contou com a efetiva colaboração do Centro de Ciências Agrárias, por meio do Curso de Agronomia, e, principalmente, da EJAGRO.

“O AgroBalsas, é, sem dúvida, um perfeito local para reunir produtores, empresários, profissionais liberais, enfim, toda a cadeia que compõe o agronegócio do Brasil, pois a transmissão de informações para o produtor é o grande enfoque, constituindo-se em uma grande e diversificada feira de negócios, em que o conhecimento científico e a atualização da tecnologia agrícola são apresentados de diversas formas”, avalia o diretor do Curso de Agronomia da Uema, professor-doutor Hamilton de Jesus Almeida.

Para se ter uma idéia da sua importância, basta dizer que, na edição de 2004, nada menos que 200 empresas totalizando 30 mil visitantes participaram do AgroBalsas. Para o diretor do Curso de Agronomia, “O AgroBalsas, por ser uma das maiores feiras agropecuárias do Norte-Nordeste de exposição de máquinas, tecnologia de produção agrícola e divulgação de pesquisas dos mais renomados cientistas do gênero no Brasil, esse evento se configura como um imenso palco para a divulgação de trabalhos científicos, especialmente no campo das ciências agrárias”, justifica Hamilton Almeida.

Ao se referir à participação dos alunos, o professor Hamilton disse: “para eles é um ganho imensurável, notadamente pela oportunidade que vão ter de vivenciar a agricultura de alta tecnologia, e também por se constituir em um momento ímpar que esses discentes terão para apresentar seus trabalhos em um evento de tamanha importância, o que com certeza só irá contribuir para suas formações profissional e curricular”.

Para Alexandre Carneiro da Silva, aluno do 7º período de Agronomia, a iniciativa de organizar uma caravana partiu da própria direção do CCA e contou com total apoio tanto do Curso de Agronomia como da EJAGRO.

“Esperamos levar para esse AgroBalsas, os trabalhos de pesquisa cientifica que estão sendo desenvolvidos por alunos bolsistas, além da grande novidade que vai ser a apresentação do trabalho do Núcleo Geoambiental, que envolve a parte de meteorologia e todos os aspectos climáticos”, destaca Alexandre Silva.

Confiante na grande participação dos alunos de Agronomia da Uema na feira, Alexandre enfatiza: “estamos construindo e vamos mostrar uma nova imagem da Universidade Estadual do Maranhão no AgroBalsas, versão 2005, uma vez que esse importante evento recebe visitantes de todo o Brasil e também da América Latina”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.