Programa

Programa Mais Sementes será lançado nesta terça em Balsas

Objetivo é apoiar os agricultores na produção de grãos.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Objetivo é apoiar os agricultores na produção de grãos. (Foto: Reprodução / Internet)

BALSAS - O programa Mais Sementes será lançado nesta terça-feira (31), no Centro Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Balsas. O objetivo é apoiar os agricultores na produção de itens essenciais na mesa dos maranhenses, como arroz, feijão e milho.

O programa do governo estadual, dá atenção especial para o plantio desses itens e representa o início de uma nova fase na agricultura do Maranhão, onde o produtor passa a contar com assistência técnica, uso de novas tecnologias e avaliação da produção e produtividade obtidas, para que, a cada safra, os números sejam melhores e, com eles, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida dos maranhenses.

A produção agrícola é fator determinante para que o Maranhão volte a ter uma economia mais forte no cenário nacional. Com a reinserção do Estado entre os celeiros da agricultura, é possível gerar emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do Estado. É o que defende o governador. O programa é uma ajuda aos produtores, no plantio e na assistência técnica, para que eles possam produzir mais e com maior qualidade.

O primeiro item a ser trabalhado no Mais Sementes é o feijão, um dos principais produtos da nossa economia, cultivado em todo o estado. Serão entregues 323 toneladas de sementes de feijão entre todos os 217 municípios, a partir de abril, que estarão disponíveis nas sedes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sindicatos de Trabalhadores Rurais e nas Secretarias Municipais de Agricultura.

Todas essas instituições são parceiras da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária na execução do trabalho, assim como a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).

Cadastro Ambiental Rural

O produtor rural poderá também aderir ao Cadastro Ambiental Rural, uma iniciativa do governo federal, obrigatória a todos os proprietários de imóveis rurais, que permitirá o acesso ao crédito rural e outras vantagens. Com isso, o governo do Estado diminui a distância entre o pequeno produtor e o acesso aos benefícios concedidos à categoria, mas que precisam passar por trâmites administrativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.