BALSAS - O Poder Judiciário do Maranhão abriu nesta terça-feira (7) as inscrições para entidades públicas e particulares com finalidade social, interessadas em receber recursos de prestação de penas em dinheiro, oferecidos pelo Judiciário da Comarca de Balsas, a 803 km de São Luís.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de fevereiro de 2025, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na sede do Juizado Especial Cível e Criminal de Balsas (Avenida Dr. Jamildo, s/nº, bairro Potosí - Balsas (MA). CEP: 65800-000).
Os projetos sociais deverão ter valor orçamentário máximo de R$ 15 mil e o convênio a ser firmado não obrigará ao custeio integral do projeto, mas somente ao repasse de valores dentro do limite que for possível ao Judiciário.
Edital
O juiz Huggo Alves Albarelli Ferreira, titular do Juizado Cível e Criminal de Balsas, publicou o Edital (EDT-JECECBA – 2/2024) com as regras do repasse de valores para as entidades. O resultado da escolha dos projetos selecionados será divulgado no Juizado Especial Cível e Criminal e na imprensa oficial, na data provável de abril de 2025.
Os projetos sociais vencedores da seleção receberão recursos financeiros arrecadados com as transações penais, prestações pecuniárias e suspensão condicional do processo ou da pena, pelo Poder Judiciário, na área da Comarca de Balsas.
Segundo o Edital, os valores, quando não destinados à vítima de crimes ou aos seus dependentes, serão destinados à entidade pública ou privada com finalidade social conveniada, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, desde que estas atendam às áreas vitais de relevante cunho social.
Continua após a publicidade..
Condições de participação
Para participar, a entidade deve ter sede em Balsas, Nova Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes ou Tasso Fragoso; estar constituída há pelo menos um ano e ser dirigida por pessoas que não tenham sido condenadas pela prática de atos contra a administração pública.
As entidades candidatas deverão possuir projeto desenvolvido na área das cidades de Balsas, Nova Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso, com atividades de caráter educativo (escolar ou esportivo) de crianças, adolescentes ou idosos, cultural e saúde.
Caso as entidades tenham sido beneficiadas com recursos públicos anteriormente, deverão apresentar documentos que comprovem não estar em atraso com o pagamento de dívida com a Administração Pública Direta e Indireta, em relação à prestação de contas ou que não tenha tido suas contas reprovadas.
O repasse priorizará beneficiários que mantenham, por maior tempo, número expressivo de cumpridores de prestação de serviços à comunidade ou entidade pública; que atuem diretamente na execução penal, assistência à ressocialização de condenados, assistência às vítimas de crimes e prevenção da criminalidade.
Também terão prioridade entidades que prestem serviços de maior relevância social e que apresentem projetos com viabilidade de implementação, , inclusive em fase de execução, que sejam baseados em princípios e práticas da “Justiça Restaurativa”.
Veja o Edital - EDT-JECECBA – 2/2024
Saiba Mais
- 104 anos das Circunscrições Judiciárias Militares
- Semana Nacional dos Juizados Especiais terá ações nos bairros de São Luís
- Gastos do Judiciário atingem R$ 132,8 bilhões, um recorde
- Judiciário promove Semana Nacional de Registro Civil a partir desta segunda, no Maranhão; veja serviços
- Tribunais deverão destinar a mulheres metade dos cargos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias