BRASIL - Desde que o celular virou o mais novo “membro” do corpo humano, podemos facilmente passar horas grudados aos nossos aparelhos sem perceber que no modo off-line nosso tempo vai passando. É cada vez mais normal olhar o celular para mandar uma mensagem, depois mandar um e-mail, depois voltar para responder outra mensagem e quando vemos já estamos perdidos nos “stories”, vídeos e posts. Um processo quase hipnótico.
A tecnologia pode facilmente dominar nossas vidas se não tomarmos as rédeas. Além do que já conhecemos, teremos vestuário, assistentes pessoais, inteligência artificial pelas paredes de nossa casa e sabe-se lá o quê mais. Como essa maré não volta atrás, o melhor é aprender a surfar, mantendo nossa atenção e presença física. Se fizermos uma pausa para examinar atentamente nosso relacionamento com a tecnologia, poderemos conscientemente controlar e diminuir maus hábitos.
Quando perceber que foi sugado pelo feed do Instagram ou por um vídeo qualquer, tente quebrar o encanto. Ao menor sinal de que sua atenção foi prejudicada pelo celular, comece a mandar ao cérebro comandos que ajudem a te desligar do virtual. Pratique este exercício cada vez que perceber que seu foco está todo no aparelho. Lembre-se: o cérebro é uma máquina. Para determinadas atitudes, o controle está com você. Quando conseguir manipular certos mecanismos, seu cérebro irá te redirecionar rapidamente ao mundo real, sem que você nem perceba, já que o hábito se tornará automático.
Mas por que você deveria se importar com isso? Existe uma frase famosa do coach motivacional americano, Tony Robbins, que diz: “para onde seu foco vai, sua energia se dirige”. Consequentemente, no que você colocar energia é o que vai florescer na sua vida. Gaste tempo dando atenção aos looks de blogueiras famosas, e isso se torna parte de sua vida. Concentre-se no desenvolvimento saudável de sua espiritualidade, e isso se torna parte de sua vida. As escolhas que você faz sobre como e onde concentra sua atenção te levarão a diferentes caminhos. Construir o hábito de perceber, questionar e mudar seu foco fortalece os músculos que tomam decisões. Gradualmente, você começará a ver quanto de sua atenção está desperdiçando e passará a trabalhar recursos para sair das distrações.
As orientações são dadas por Vivian Wolff, especialista em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona.
Saiba Mais
- Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook nesta quarta-feira (11)
- STF marca para novembro julgamento sobre redes sociais no Brasil
- Os cinco melhores sites para a compra de seguidores no Instagram
- Saiba a origem do meme do gatinho preto com 'cara de deboche'
- Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias