BRASIL - Nos seis primeiros meses de 2024, 75,3% das crianças com menos de um ano de idade receberam a vacina BCG em todo o paĂs. Usado para a prevenção das formas mais graves da tuberculose, o imunizante Ă© um dos primeiros a serem aplicados nos recĂ©m-nascidos brasileiros.
Em todo o ano de 2023, a cobertura vacinal do imunizante foi de 79,1%, segundo dados preliminares do MinistĂ©rio da SaĂșde. O dia 1Âș de julho Ă© considerado o Dia da Vacina BCG. A data remete Ă criação do imunizante, em 1921, pelos cientistas franceses LĂ©on Calmette e Alphonse GuĂ©rin.
âDesde o inĂcio de 2023, uma sĂ©rie de açÔes vem sendo realizadas para reforçar a cultura de vacinação no paĂs, com destaque para a estratĂ©gia de microplanejamento, recomendada pela OMS, que consiste em diversas atividades com foco na realidade localâ, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de ImunizaçÔes (DPNI), Eder Gatti.
Segundo a Organização Mundial da SaĂșde (OMS), nos paĂses onde a tuberculose Ă© frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa sĂŁo evitados.
Vacina
A vacina deve ser aplicada o mais precocemente possĂvel logo apĂłs o nascimento em bebĂȘs com mais de dois quilos. Caso nĂŁo seja possĂvel administrar ainda na maternidade, a vacinação deve ocorrer na primeira ida Ă Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS). Depois da aplicação, a reação começa com uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e, por fim, vira uma cicatriz.
A tuberculose Ă© transmitida pela bactĂ©ria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. AlĂ©m de atingir os pulmĂ”es, os ossos, rins e meninges tambĂ©m sĂŁo afetados. Os principais sintomas sĂŁo tosse â que pode conter sangue, falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese ao final do dia.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.