BRASIL - O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) pretende mudar as regras atuais de renovação de dois terços do Senado Federal para que cada eleitor tenha apenas um voto na eleição de dois senadores a cada oito anos.
A proposta de emenda à Constituição foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues, que é líder do Governo na Casa Alta. Randolfe é um dos 54 senadores cujo mandato termina daqui a 2 anos. Se a regra for alterada, ele teria um pouco mais de chance, pois todos os votos da esquerda poderiam ser concentrados nele.
Leia também: Carlos Brandão alcança aprovação histórica na metade do mandato
Continua após a publicidade..
Pelas regras atuais, o cidadão precisa escolher dois nomes diferentes na cédula de votação. Ele apresentou um projeto com a mudança (PL 4629/2024), que acabou retirado da pauta para que o tema seja discutido em conjunto com a proposta de reforma eleitoral (PLP 112/2021), em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).
“Em primeiro lugar, o eleitor é psicologicamente condicionado a fazer escolhas singulares. Na disputa de todos os demais cargos eletivos, o eleitor vota em um único candidato. É ilusório acreditar que, tendo de votar em dois candidatos a Senador, ele dedique o mesmo grau de atenção e cuidado naquela que constitui a sua segunda escolha. E, sem meias palavras, é disto que se trata: o eleitor costuma ter preferência por um candidato, propiciando, na disputa por duas vagas ao Senado, o fenômeno do voto ordinal subjetivo. O segundo voto muitas vezes é dado sem maior reflexão e na esteira do primeiro. Com isso, é possível a um candidato que seria a primeira opção de um número mais reduzido de eleitores receber a segunda maior votação, graças aos votos que lhe foram dados em segunda opção. Em nosso entendimento, essa é uma evidente distorção do atual modelo.”, disse o senador em justificativa à proposta.
Saiba Mais
- Reforma tributária assegura desconto de 30% e até isenção de IBS
- PL equipara diabetes tipo 1 a deficiência é aprovado
- Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão
- PL permite que servidor matricule filho na escola onde trabalha
- Senado quer votar limite de endividamento com apostas on-line
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias