MARANHÃO - A Secretaria Nacional de Educação Tecnológica e Profissional, representada por Marcelo Bregagnoli discutiu com o deputado federal maranhense Rubens Jr (PT), a proposta de implantação de um Centro de Referência do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) nas cidades de Parnarama e Matões. A iniciativa busca atender de forma conjunta as duas localidades, seguindo o modelo já previsto em municípios como Bacabeira e Rosário.
Juntas, Parnarama e Matões possuem uma população aproximada de 70 mil habitantes, fator que cumpre os requisitos para a instalação do centro de referência.
Durante a reunião, Rubens Junior destacou o impacto que o centro de referência terá na educação e no desenvolvimento das duas cidades. “Garantindo o centro em Parnarama e Matões, nós podemos ter a oferta de ensino técnico, cursos de graduação e cursos profissionalizantes, capacitando a juventude da nossa região. Além disso, já temos uma contrapartida avançada por parte da Prefeitura de Parnarama, o que vai acelerar esse processo”, explicou o deputado, que anunciou também que fará a destinação de uma emenda parlamentar para a auxiliar na construção do centro.
Continua após a publicidade..
Marcelo Bregagnoli reforçou o compromisso do governo federal com a expansão do acesso à educação profissional e destacou a relevância desse projeto. “Ao pensar nesse atendimento pontual do arranjo produtivo e social local, com a perspectiva de criar um centro de referência vinculado ao Instituto Federal do Maranhão nas duas cidades, estamos ampliando oportunidades e gerando muitos frutos para o futuro. Essa iniciativa é fruto da política do presidente Lula de incentivo à educação, que constantemente reforça essa necessidade”, afirmou o secretário.
Com a implantação do centro de referência, toda a região de Parnarama e Matões avançam para se tornarem polos de qualificação e desenvolvimento, reafirmando o compromisso do deputado Rubens Junior com a educação da juventude maranhense.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias