Na Câmara

Conselho de Ética ouve deputados acusados de quebra de decoro

Deputados acusados de quebra de decoro, Gilvan da Federal e André Janones, apresentarão sua respectivas defesas nesta terça.

Agência Câmara de Notícias

André Janones é acusado de ofender o deputado Nikolas Ferreira (Renato Araújo / Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (14), às 13 horas, no plenário 11, para ouvir testemunhas e os parlamentares acusados em três processos.

Gilvan da Federal é acusado de ofender Gleisi Hoffman

O deputado Gilvan da Federal (PL-ES) vai depor sobre a Representação 1/25, apresentada pela Mesa Diretora. Ele é acusado de quebra de decoro por ofensas à deputada licenciada Gleisi Hoffman (atual ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais) e ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), durante reunião da Comissão de Segurança Pública.

Leia também: STF começa a julgar mais sete réus acusados de golpe de Estado

Em 6 de maio, Gilvan foi suspenso do mandato por três meses e já retornou às suas atividades. O conselho avalia agora o pedido de cassação do seu mandato.

André Janones é acusado de ofender o deputado Nikolas Ferreira

Em seguida, o conselho deve ouvir testemunhas do processo (Representação 3/25) contra o deputado André Janones (Avante-MG). O parlamentar também deve depor.

Ele é acusado pelo PL de ofender o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto este discursava na tribuna em julho. Janones foi punido com a suspensão do mandato por três meses e ficou afastado até 12 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.