Metanol

Intoxicação por metanol: Brasil tem 36 casos confirmados e sete mortes

Ao todo, outros 156 estão em investigação; novos dados divulgados hoje.

Paula Laboissière / Agência Brasil

Atualizada em 15/10/2025 às 14h51
Brasil contabiliza 36 casos confirmados de intoxicação por metanol. (Foto: Agência SP/Divulgação)

BRASIL - O Brasil contabiliza 36 casos confirmados de intoxicação por metanol após a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas – quatro a mais do que o registrado na última segunda-feira (13).

O número de mortes confirmadas por intoxicação por metanol também subiu, passando de cinco para sete, sendo cinco notificadas no estado de São Paulo e duas em Pernambuco.

Ao todo, outros 156 casos estão em investigação e pelo menos 362 são considerados suspeitos até então eles foram descartados. Há ainda 11 mortes em análise..

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

“Pela curva epidêmica, percebemos uma desaceleração no número de notificações, mas isso não nos faz baixar a guarda, não nos faz dizer que a situação está sob controle”, disse, durante o debate.

“Pelo contrário, estamos cada vez mais alertas, cada vez mais atentos a isso e estamos monitorando isso dentro da Sala Nacional de Situação”, completou.

Suspeitas de intoxicação por metanol no Maranhão são descartadas pela SES

O Secretário de Saúde do Estado do Maranhão (SES-MA), Tiago Fernandes, informou no início da tarde desta terça-feira (14), que foram descartados os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, que estavam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Os pacientes receberam atendimento nas UPAs do Parque Vitória e de Paço do Lumiar.

Mesmo sem nenhum caso confirmado no Maranhão, o secretário alerta para a população seguir evitando consumir bebidas de origem desconhecida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.