Política

Lula defende América Latina independente contra pressões externas

Em eventos com estudantes, presidente sugere doutrina latino-americana

Imirante

Lula mencionou a criação da Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu como um passo importante para fortalecer a integração regional. (Foto: Ricardo Stuckert)

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (18) que projetos educacionais conjuntos entre os países da América Latina são fundamentais para garantir maior independência à região. Durante evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) em São Bernardo do Campo (SP), Lula destacou que a educação é essencial para o desenvolvimento e para evitar que líderes estrangeiros interfiram nos assuntos internos latino-americanos.

Proposta de doutrina latino-americana

Lula mencionou a criação da Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu como um passo importante para fortalecer a integração regional. Ele sugeriu a formação de uma doutrina latino-americana, com professores e estudantes da região, para promover a independência e a autonomia dos países latino-americanos.

Contexto internacional

A declaração de Lula ocorre em meio a ações dos Estados Unidos na Venezuela, sob a justificativa de combate ao tráfico de drogas. Segundo a imprensa norte-americana, o Exército dos EUA teria lançado ataques contra embarcações venezuelanas, resultando em mortes. O governo de Nicolás Maduro denunciou essas ações como uma tentativa de "mudança de regime" e prometeu levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.