BRASÍLIA – A pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (5) mostra que a avaliação do governo Lula (PT) permanece estável, com pequenas variações dentro da margem de erro. Segundo o instituto, 32% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, 30% regular e 37% ruim ou péssimo.
Os números praticamente repetem os resultados da pesquisa anterior, de setembro, quando 33% avaliavam o governo como ótimo ou bom, 28% regular e 38% ruim ou péssimo.
Para o Datafolha, as oscilações permanecem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Avaliação do governo Lula permanece estável
A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Confira os resultados:
- Ótimo ou bom: 32% (33% em setembro)
- Regular: 30% (28% em setembro)
- Ruim ou péssimo: 37% (38% em setembro)
- Não sabe/não respondeu: 1% (2% em setembro)
O instituto aponta que, mesmo com medidas recentes do governo, como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, não há impacto significativo na percepção geral sobre o governo.
Impacto entre trabalhadores e grupos específicos
Entre os trabalhadores que ganham de dois a cinco salários mínimos - faixa mais beneficiada pela isenção do IR - Lula registrou aumento de quatro pontos percentuais na aprovação. O movimento, porém, ainda está dentro da margem de erro e não altera o cenário geral.
Já a avaliação pessoal do presidente mostra uma ligeira melhora: 49% dizem aprovar o trabalho de Lula, ante 48% na pesquisa anterior; a desaprovação se mantém em 48%.
Grupos que mais aprovam e reprovam
A pesquisa Datafolha aponta que Lula tem desempenho acima da média nacional entre:
- Maiores de 60 anos: 40% de ótimo/bom
- Menos escolarizados: 44%
- Nordestinos: 43%
- Católicos: 40%
Por outro lado, a reprovação cresce entre públicos com histórico mais crítico ao PT:
- Com ensino superior: 46% de ruim/péssimo
- Renda de cinco a dez salários mínimos: 53%
- Moradores da região Sul: 45%
- Evangélicos: 49%
Comparação com Bolsonaro em 2021
O Datafolha destacou que Lula apresenta um quadro mais favorável do que o registrado pelo então presidente Jair Bolsonaro no mesmo período de seu mandato. Em dezembro de 2021, Bolsonaro tinha 53% de avaliação ruim/péssimo e apenas 22% de ótimo/bom.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.