Investigação

Postos de combustíveis são interditados no MA, PI e TO por suspeita de lavar dinheiro para o PCC

No Maranhão, postos de Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras estão entre os alvos da operação Carbono Oculto 86.

Imirante, com informações do g1 PI

Atualizada em 05/11/2025 às 08h11
Operação Carbono Oculto 86 investiga esquema de lavagem de dinheiro. (Foto: Divulgação/SSP-PI)

CAXIAS - Quase 50 postos de combustíveis foram interditados nesta quarta-feira (5) no Maranhão, Piauí e Tocantins. A operação Carbono Oculto 86 investiga um esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Empresas de fachada, fraude e ocultação de patrimônio

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o grupo usava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio.

De acordo com as informações checadas pelo g1 PI, a investigação revelou interconexão direta entre empresários locais e os mesmos fundos e operadores alvos da Operação Carbono Oculto, que integrou Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Militar de São Paulo.

O avião do empresário Haran Santhiago Girão Sampaio foi apreendido na operação, segundo o g1 PI. A polícia também apreendeu um Porsche avaliado em R$ 585 mil.

Avião do empresário Haran Santhiago Girão Sampaio é apreendido em operação. (Foto: Divulgação/SSP-PI)

Postos estão localizados nas seguintes cidades:

  • Maranhão: Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras;
  • Piauí: Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira;
  • Tocantins: São Miguel do Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.