
ESTREITO - Está prevista para este domingo (2) a implosão da estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que ficou em pé após o desabamento. A demolição será realizada “por meio de fogo controlado - técnica que utiliza o calor intenso e explosivos estrategicamente posicionados para fragmentar formações rochosas”, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Durante o procedimento de implosão da estrutura remanescente da ponte “as medidas de segurança serão adotadas para evitar o trânsito de veículos e pessoas no perímetro do trabalho”, ainda de acordo com o Dnit.
Enquanto isso, está ocorrendo um trabalho de pré-furação da estrutura e criação de caminhos para equipamentos que irão operar no local e retirar o material implodido. Leia a nota do Dnit na íntegra:
"O DNIT infelizmente não tem disponibilidade de porta-voz para entrevista. Contudo, com relação à implosão da estrutura remanescente da ponte JK sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, o DNIT informa que as tratativas para a execução da ação estão em andamento com os órgãos competentes.
A previsão do DNIT é de que a demolição aconteça no próximo domingo (2) por meio de fogo controlado - técnica que utiliza o calor intenso e explosivos estrategicamente posicionados para fragmentar formações rochosas. Ela é empregada quando o acesso a maquinário pesado é limitado. Contudo, detalhes como a confirmação da data e a logística da ação só poderão ser confirmados após a conclusão desta etapa de planejamento. Tão logo estejam definidas datas e com se dará a operação para a implosão, a população local será comunicada e todas as medidas de segurança serão adotadas para evitar o trânsito de veículos e pessoas no perímetro do trabalho.
No momento, estão em andamento os trabalhos de pré-furação da estrutura, com monitoramento para que tudo seja realizado com segurança. Também estão em execução os caminhos de serviços para a locomoção e atuação dos equipamentos e das equipes que farão a retirada do material implodido".
Travessia por barcos
Começou na segunda-feira (27), a travessia gratuita de passageiros por barcos, no Rio Tocantins, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). As embarcações funcionarão todos os dias, das 5h às 19h. A medida emergencial foi determinada pelo governo do Tocantins.
A travessia atende os moradores dos municípios de Aguiarnópolis e Estreito após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A parceria entre o governo do Tocantins e a Prefeitura de Aguiarnópolis permite a operação de 10 barcos de médio porte, cada um com capacidade para transportar de cinco a oito passageiros.

Travessia por balsa
A Marinha do Brasil informou que recebeu, na noite de segunda (27), a documentação enviada pela Prefeitura de Estreito (MA), solicitando autorização para uso da balsa "Pipes 46" para travessia entre as margens do Rio Tocantins.
A Marinha começou então a realizar testes práticos de navegação. “Caso sejam atestadas as capacidades de transporte com segurança dessa embarcação, o projeto receberá imediata autorização provisória para operar”, afirma em nota.
Vítimas localizadas e resgatadas
- Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, era natural de Estreito (MA) mas morava em Aguiarnópolis (TO). O corpo dela foi localizado no domingo (22);
- Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos. O corpo dela foi localizado na terça-feira (24). Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, que saiu de Dom Eliseu (PA) e que caiu no rio Tocantins;
- Kécio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. O corpo dele foi localizado na terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas;
- Andreia Maria de Souza, de 45 anos. O corpo foi encontrado na terça-feira (24). Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico;
- Anisio Padilha Soares, de 43 anos. O corpo dele foi localizado na quarta-feira (25);
- Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. O corpo dela foi localizado na quarta-feira (25);
- Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos. O corpo dela foi encontrado por mergulhadores na manhã da quinta-feira (26). Ela estava em uma caminhonete, junto com o marido, o vereador Alison Gomes Carneiro (PSD);
- Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos. O corpo dela foi localizado também na quinta (26);
- Alison Gomes Carneiro, de 57 anos. O vereador do PSD teve o corpo localizado na manhã de domingo (29). Ele estava na caminhonete com a esposa, Elisangela Santos, que também morreu na tragédia.
- Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31) e estava dentro de um veículo. Ela viajava com a filha, Cecília de três anos e o marido, Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu a tragédia.
- Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31). A menina viajava com a mãe, Cássia e com o pai, Jairo Silva Rodrigues.
- Beroaldo dos Santos, de 56 anos. O corpo foi localizado em uma cabine de um caminhão. A vítima foi retirada da água no fim da manhã de quarta-feira (1º).
- Marçon Glei Ferreira, de 42 anos. O corpo dele foi encontrado no rio Tocantins, na manhã de sexta-feira (3).
- Alessandra do Socorro Ribeiro, de 40 anos. O corpo dela foi encontrado no Rio Tocantins na manhã de sábado (4).
Tragédia
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou sobre o Rio Tocantins desabou na tarde do domingo, 22 de dezembro de 2024. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. O órgão abriu uma sindicância para apurar as causas e efetivar as responsabilizações pelo desabamento.
Uma sala de crise para nivelar as informações sobre as análises de qualidade da água do rio Tocantins foi instituída pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com a participação de vários órgãos ambientais.
Leia também:
Travessia gratuita por barcos começa a operar entre Tocantins e Maranhão
Demolição de estrutura que restou da ponte entre MA e TO já tem data marcada
Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek
Sem mergulho, buscas por desaparecidos no Rio Tocantins continuam neste sábado (18)
Queda de ponte em Estreito: superintendente do Dnit é afastado
Ministério autoriza repasse de R$ 792 mil para Estreito após queda de ponte
Continua após a publicidade..
Acessos para balsas começam a ser construídos mais de 20 dias após queda da ponte JK
Estreito sofre impactos negativos na economia após desabamento da ponte entre MA e TO
Empresa é contratada por R$ 6,4 milhões para fazer transporte de passageiros e veículos
Perícia confirma identidade da 14ª vítima de desabamento de ponte entre o Maranhão e o Tocantins
Ibama aponta vazamento em tanques com ácido sulfúrico no leito do rio Tocantins, mas sem riscos
Apesar das chuvas, continuam as buscas após queda de ponte no MA; ainda há três desaparecidos
Mototaxista que aparece em vídeo antes de desabamento de ponte é identificado e enterrado no TO
Parte de ponte entre MA e TO que não desabou deve ser implodida, diz Dnit
Análises de qualidade da água do rio Tocantins seguem sem indicar alterações após queda da ponte
Conheça a atuação dos mergulhadores da Marinha no resgate às vítimas da queda de ponte
Dnit contrata empresa para construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins
Buscas submersas são interrompidas durante abertura de comportas da Usina de Estreito
Governo firma acordo com Dnit para garantir travessia após queda de ponte
Mergulhadores, sonares e robôs: como são as buscas por vítimas do desabamento de ponte
Tanques com ácido e pesticidas podem ficar até um mês submersos no Rio Tocantins
MPF apura danos ambientais causados pela queda de ponte sobre o Rio Tocantins
Saiba Mais
- Toneladas de concreto e ferro são retiradas dez dias após implosão da Ponte de Estreito
- Balsas para travessia entre MA e TO são contratadas pelo Dnit, e operações começam em até 15 dias
- Nova ponte entre Maranhão e Tocantins terá tecnologia para monitorar deformações e vibrações, diz DNIT
- Implosão derruba resto de estrutura de ponte que desabou entre o Maranhão e o Tocantins
- Imóveis próximos à ponte que caiu entre MA e TO serão evacuados durante implosão de estrutura que sobrou
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias