GOVERNADOR EDISON LOBÃO - O Tribunal Regional do Maranhão (TRE) realizará, neste domingo (18), das 8h às 12h, uma eleição simulada no município de Governador Edison Lobão, a 656 km de São Luís. O objetivo do processo é apresentar requisitos de segurança do processo eletrônico de votação, transparência, treinamento de mesárias e mesários, entre outros testes que servem de parâmetros para a Justiça Eleitoral.
A eleição simulada é um projeto realizado pelo TRE-MA desde o ano de 2004, que testa vários dados num ambiente simulado ao real do dia da votação, só que com candidaturas fictícias. Em 2022, equipe do Tribunal Superior Eleitoral observou o projeto em Bela Vista e em 2024 será parceiro da ação.
Para participar, a eleitora e o eleitor devem procurar seu local de votação habitual, portando documento com foto, mas apenas durante o horário compreendido entre 8 e meio-dia.
Com a simulada, a Justiça Eleitoral avalia a atuação de mesárias e mesários, além de realizar medições do tempo de habilitação e do voto em si, lembrando que em 2024 serão 2 cargos em disputa: prefeito/a e vereador/a. Em Governador Edison Lobão, em especifico, haverá ainda consulta popular sobre mudança ou não do nome da cidade.
Para esta eleição simulada de Governador Edison Lobão estão convidadas/os as/os 15.513 eleitoras e eleitores para votarem em 44 seções eleitorais de 12 locais de votação do município.
Acompanhando a ação estarão o presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo, o corregedor regional eleitoral, desembargador Paulo Velten, membros da Corte, a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia (respondendo pela 103ª zona eleitoral), equipes técnicas das áreas de tecnologia da informação, cerimonial, comunicação e treinamento de mesárias/os, além de pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, que acompanharão os trabalhos e estarão também à disposição para tirar dúvidas.
Histórico de eleições simuladas no Maranhão
O projeto pioneiro intitulado de “eleição simulada” é promovido pelo TRE do Maranhão desde o ano eleitoral de 2004. A primeira cidade a recebê-lo foi Aldeias Altas, em 1º de agosto de 2004. Ele também já ocorreu em Bela Vista do Maranhão (2022), Lima Campos (2020), Montes Altos (2018), São João do Sóter (2016), Fernando Falcão (2014), Benedito Leite (2012), Paço do Lumiar e Raposa (2010), São José de Ribamar (2008 e 2006).
Nova urna eletrônica
Modernos, ágeis, seguros e ergonômicos, os aparelhos UE2022 contam com as mesmas inovações da urna eletrônica modelo 2020, pois ambas as versões compartilham entre si importantes características, que as tornam ainda melhores que o modelo anterior, fabricado em 2015.
Continua após a publicidade..
Tanto a urna eletrônica 2022, que terá sua estreia nas eleições de 2024, quanto a urna 2020 possuem:
- processador mais potente, que as tornam 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015;
- perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil);
- mecanismo de criptografia aprimorado, com o uso do algoritmo criptográfico do tipo E521 (ou EdDSA), considerado um dos mais apurados do mundo.
Além de mais moderna, mais segura, os novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade garantem uma proteção ainda maior ao sigilo e à integridade do voto, também abrindo caminho para que o exercício do direito constitucional ao voto esteja ao alcance de todas e de todos.
Desde a UE2020 ela possui baterias que não demandam recargas a cada 4 meses de armazenamento, com vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção.
Também usa pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.
O terminal do/a mesário/a não tem mais teclas, com tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Isso possibilita que, no futuro, a foto da eleitora ou do eleitor também apareça na tela quando a identificação biométrica for realizada.
Locais de votação de Governador Edison Lobão e quantidades de eleitores em cada um:
- Escola Municipal Santa Clara – Centro – zona urbana – 1.967 eleitoras/es;
- Escola Simplício Moreira – zona urbana – 1.289 eleitoras/es;
- Colégio José Abdala – zona urbana – 1.959 eleitoras/es;
- Escola São João – zona rural – BR Ribamar Fiquene - 656 eleitoras/es;
- Unidade Integrada Vicente Yanes Pizon - zona urbana – 2.347 eleitoras/es;
- Escola Municipal Santa Rita de Cássia – zona urbana – 1.467 eleitoras/es;
- Escola Municipal Santa Rita – Bananal – 2.063 eleitoras/es;
- Escola Municipal Paulo Renato Sousa – Bananal – 1.584 eleitoras/es;
- Escola Municipal Vital Brasil - Bananal – 701 eleitoras/es;
- Escola Municipal Francisco Fiin – Bananal – 883 eleitoras/es;
- Escola Municipal Padre Josino Tavares – Gameleira - zona rural – 324 eleitoras/es
- Escola Municipal Zumbi dos Palmares – Vila Palmares - zona rural – 275 eleitoras/es
Saiba Mais
- Lula nomeia novos integrantes do TRE do Maranhão
- TRE/MA marca data de julgamento que pode cassar chapa do PSC nas eleições de 2022
- Instalações da 68ª zona eleitoral são inauguradas em Cantanhede
- Definidas listas para vagas no Tribunal Regional Eleitoral do MA
- TRE-MA confirma para hoje oitiva de testemunhas em ação contra o União no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.