Audiência

Estupro de vulnerável foi tema de audiência em Governador Nunes Freire

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS - O estupro de vulnerável foi o enfoque dado pela titular da Comarca de Governador Nunes Freire, juíza Cynara Elisa Gama Freire, em audiência pública ocorrida no último dia 25 de abril, no Ginásio Poliesportivo Gilderlan da Silva Sousa, no Município de Centro do Guilherme, que é termo judiciário da comarca. Além do estupro de vulnerável, a audiência abordou a violência conta a mulher.

A ação foi fruto da parceria do Poder Judiciário com a Polícia Civil em Governador Nunes Freire, por meio do projeto ‘Delegacia Geral na Comunidade – Levando Cidadania a todo o Maranhão’, parceria essa solicitada pela magistrada em ofício encaminhado à delegada geral da Polícia Civil do Maranhão,

Segundo a juíza, a solicitação se deu em razão dos vários casos de estupro de vulnerável registrados em Centro do Guilherme, muitos deles tendo como agente pessoa da família do menor. “Verifiquei que precisava fazer alguma coisa para pelo menos levar informação para essas pessoas”, diz Cynara, destacando ser a participação social também papel do Judiciário.

Titular da Comarca de Governador Nunes Freire desde dezembro de 2013, a juíza diz que aproveitou a audiência pública, além de levantar a discussão sobre o tema, para se apresentar à comunidade. “A grande maioria das pessoas não me conhecia”, ressalta. Na ocasião, tratando do estupro de vulneráveis, a juíza destacou, ainda, que o Judiciário está sempre aberto para ajudar a coibir essas práticas.

De acordo com Cynara, a ideia é levar o debate sobre o tema ao município de Governador Nunes Freire (sede da comarca) e a Maranhãozinho (termo judiciário), além da Comarca de Maracaçumé, pela qual a magistrada encontra-se respondendo.

“Precisamos colocar no sentimento de cada um ser fiscal dessas práticas”, resume a juíza.

Além da juíza e do promotor da comarca, Hagamenon de Jesus Azevedo, marcaram presença na audiência pública em Centro do Guilherme o investigador da Polícia Civil e idealizador do projeto ‘Delegacia Geral na Comunidade’, Ismael Nogueira, a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Igliana Freitas, e representantes do Conselho Tutelar do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.