Tecnologia

Estudante de Imperatriz cria carro inteligente para indústria

O Wall 2.0 seria capaz de auxiliar na prevenção de acidentes.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
O carro foi apelidado, carinhosamente, pelos alunos de Wall-e 2.0. (Foto: Divulgação / Assessoria)

IMPERATRIZ – Um carro inteligente criado para facilitar no transporte de matérias em indústrias alimentícias. Essa é a mais recente criação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz. O Carro Autônomo, controlado por lógica Fuzzy, foi criado pelo estudante de Engenharia de Alimentos Lafaete Sousa e pelo professor Daniel Eduardo Costa.

Apelidado, carinhosamente, pelos alunos de “Wall-e 2.0”, o protótipo tem como principal objetivo auxiliar na indústria de alimentos levando produtos por uma rota com autonomia para desviar de obstáculos por meio de inteligência artificial.

O coordenador do projeto, Daniel Eduardo Costa, explica que a ideia é produzir um carro capaz de transportar produtos com autonomia. “A ideia é que se possa ter um robô com possibilidades de escolhas na hora de transportar determinados produtos dentro da indústria de alimentos”, comenta.

Continua após a publicidade..

O robô auxiliaria na prevenção de acidentes em indústrias, pois possui sensores que possibilitam a locomoção sem a presença humana no manuseio de produtos perigosos à saúde.

Para o estudante Lafaete Sousa, o autor do projeto, a máquina evitará riscos de acidentes aos humanos. “O Wall-e 2.0 foi desenvolvido baseado na ideia de futuramente ser aplicado na indústria e excluir o perigo à vida humana com o manuseio de produtos químicos ou tóxicos”, destaca.

A lógica Fuzzy foi desenvolvida de forma a se aproximar do raciocínio humano e permitir a máquinas tomar decisões, baseando-se em aproximações e suposições. O “Wall-e 2.0” é composto de sensores que lhe permitem “pensar” e fazer as próprias escolhas por meio da tecnologia Fuzzy, capaz de permitir ao carro ações que facilitem a mobilidade e o desvio de obstáculos ou eventuais perigos durante o percurso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.