Segurança no pleito

Segundo turno em Imperatriz terá reforço de mais de 500 policiais e Lei Seca

Além das polícias Civil e Militar, agentes do Centro Tático Aéreo (CTA) auxiliarão nas atividades preventivas, ostensivas e repressivas com sobrevoos por toda a cidade.

Agência de Notícias

Cúpula de segurança pública divulgou ações programadas para o segundo turno em Imperatriz (Agência de Notícias)

IMPERATRIZ - Mais de 500 agentes das forças de segurança do Maranhão atuarão durante o segundo turno das eleições municipais em Imperatriz, neste domingo (27). Desse total, 450 são policiais militares. Delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil da capital e de outras regiões também farão parte do esquema de segurança do município, que terá Lei Seca até as 22h.

Além das polícias Civil e Militar, agentes do Centro Tático Aéreo (CTA) auxiliarão nas atividades preventivas, ostensivas e repressivas com sobrevoos por toda a cidade. O Corpo de Bombeiros Militar e a Perícia Oficial do Estado estarão, ainda, de prontidão para qualquer ocorrência durante todo o pleito.

“O objetivo dessa atuação integrada entre as forças de segurança é garantir um segundo turno tranquilo em Imperatriz, para que os mais de 201 mil eleitores possam exercer plenamente sua cidadania por meio do voto, sem qualquer interferência ou transtorno”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, que está na cidade para acompanhar toda a operação.

O trabalho das forças de segurança em Imperatriz terá início antes mesmo do pleito, com o apoio no transporte e resguardo das urnas, assegurando que todo o material eleitoral chegue em segurança aos locais de votação. 

Leia também: 2º turno: candidatos a prefeito de Imperatriz se enfrentam no debate da TV Mirante nesta sexta

Durante a eleição, por outro lado, o policiamento será intensificado, garantindo a ordem pública e prevenindo incidentes, enquanto as delegacias permanecerão atentas para o atendimento de eventuais ocorrências.

Na cidade, estão em funcionamento duas zonas eleitorais, que somam 579 seções distribuídas em 104 locais de votação. O planejamento visa cobrir estrategicamente esses pontos, proporcionando um ambiente seguro e tranquilo para o exercício do voto por parte dos eleitores.

Também integram a cúpula da segurança em Imperatriz o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Ribeiro; o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Ricardo Aragão; o comandante de Polícia do Interior da Região Tocantina, coronel Wellington Araújo; o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Wallace Amorim; o delegado regional de Imperatriz, Alex Coelho; o diretor da Perícia Oficial na região Tocantina, Cristiano Viana; o Chefe de Perícia Externa, Romualdo Cunha Coelho, além de uma equipe de apoio da Secretaria da Segurança Pública.

Lei Seca

Durante o segundo turno das eleições em Imperatriz, será proibida a venda, o fornecimento e o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica ou de substâncias de efeitos semelhantes, em locais públicos ou de acesso público, da 0h às 22h do domingo. A medida está estabelecida na portaria nº 591/2024 da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Com a portaria publicada no Diário Oficial, a SSP visa prevenir situações que possam comprometer a ordem pública, reforçando o clima de responsabilidade cívica e cooperação. A população e os comerciantes devem estar atentos, pois o descumprimento dessa determinação pode acarretar sanções administrativas, previstas na legislação.

O descumprimento caracterizará a prática de crime de desobediência, previsto no artigo 330, do Código Penal Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.